Imposto de Renda: Veja quem pode ganhar restituição mesmo sem ter obrigação de declarar

De acordo com a Receita Federal, há casos em que o cidadão pode declarar o Imposto de Renda mesmo sem ter a obrigação de fazer isso

A Receita Federal abriu no início da última semana o período de declaração do Imposto de Renda. Segundo informações oficiais, as pessoas que realizam esse processo mais cedo têm a vantagem de receber uma restituição nos primeiros lotes. E isso vale inclusive para quem não é obrigado a fazer isso.

De acordo com informações da Receita Federal, as pessoas que tiveram um rendimento superior a R$ 28.559,70 em 2021, precisam declarar o Imposto de Renda, sob pena de multa. Os cidadãos que tiveram um rendimento menor do que esse não precisam declarar. Mas em alguns casos, eles podem fazer isso se quiserem.

Algumas pessoas que não possuem essa obrigação, mas mesmo assim querem fazer a declaração, podem estar de olho em uma possível restituição. De acordo com analistas na área tributária, essa pode ser uma forte possibilidade especialmente em alguns casos específicos.

Quem não tem obrigação de declarar o imposto de renda pode optar por fazer esse processo dentro ou fora do prazo. Para esses cidadãos, não há a possibilidade de pagamento de multa como punição. Visto que eles não são obrigados a realizar esse procedimento da Receita Federal.

Vale lembrar, no entanto, que nem todas as pessoas que fazem a declaração do Imposto de Renda recebem algum tipo de restituição nos meses seguintes. De acordo com a própria Receita Federal, apenas uma parcela dos usuários é que consegue pegar esse dinheiro. Este ano, eles irão liberar cinco lotes de pagamentos.

Casos de declaração sem obrigação

Quem teve algum tipo de retenção do Imposto de Renda durante o ano passado poderá fazer a declaração este ano. De acordo com analistas, esses cidadãos podem receber todo o dinheiro de volta agora.

Os cidadãos que pretendem fazer uma viagem internacional para os Estados Unidos, por exemplo, também podem fazer essa declaração. É que mesmo que não haja uma obrigação, este documento pode ser uma prova da condição financeira do cidadão.

O mesmo vale para as pessoas que pretendem pedir um financiamento bancário. A lógica é a mesma. Esse documento vale como uma espécie de comprovação de renda. E isso pode ser importante mesmo nos casos dos cidadãos que não possuem a obrigação de fazer essa declaração.

Declaração pré-preenchida

Nesta segunda-feira (14), a Receita Federal iniciou oficialmente o serviço de declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. Para seguir esse processo é preciso ter uma conta nível ouro ou prata no sistema do gov.br.

Basicamente, essa ferramenta permite que o cidadão recupere todos os dados da declaração realizada no ano anterior. Assim, ele perde menos tempo no processo já que boa parte das informações já estão disponíveis.

A Receita Federal afirma que as pessoas que optam pela declaração pré-preenchida têm menos chances de errar algumas informações. O prazo para declarar o Imposto de Renda neste ano acaba no próximo dia 29 de abril.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.