Imposto de Renda: Receita paga LOTE RESIDUAL nesta semana

O grande dia está cada vez mais perto! Nesta semana, a Receita Federal paga o novo lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Quem está ansioso, aguardando o repasse, só precisa esperar por mais dois dias para acessar o valor da restituição.

Em resumo, o lote residual se refere ao ano-base 2022, mas também contempla anos anteriores. Isso quer dizer que as pessoas que esperam a restituição do imposto há anos poderão acessar os valores nesta semana, contanto que tenham sido contempladas com a restituição.

Confira no texto quando a Receita Federal vai pagar o novo lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física e quem poderá acessar os valores da restituição.

Consulte o lote residual de restituição do IRPF

Os contribuintes estão ansiosos pelo lote residual de restituição do IRPF, mas ainda é possível consultar o lote. Para isso, basta seguir quatro passos simples e, assim, poderão descobrir se terão direito a algum valor ou se isso não acontecerá.

Confira abaixo as etapas para consultar o lote:

  1. Acesse o site da Restituição do Imposto de Renda;
  2. Informe o número do CPF e a data de nascimento;
  3. Clique na opção “Meu Imposto de Renda”;
  4. Selecione o campo “Consultar Restituição”.

Além disso, o contribuinte ainda poderá acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Cabe salientar que as pessoas podem realizar uma consulta completa da situação das suas declarações. Para isso, só precisam acessar o extrato de processamento pelo e-CAC, conferindo se existe alguma pendência ou erro nos documentos.

Quem terá direito ao lote residual do imposto de renda?

De acordo com a Receita Federal, as pessoas que caíram na malha fina do IR, mas que conseguiram regularizar suas pendências, irão receber a restituição do lote residual neste mês de janeiro.

Em suma, o fisco revelou que o lote residual vai contemplar 306.224 contribuintes. A propósito, a Receita informou que a maior parte do volume financeiros seguirá para contribuintes com prioridade no recebimento dos valores. Esse grupo engloba as seguintes pessoas:

  • 8.613 idosos acima de 80 anos;
  • 67.695 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
  • 6.403 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
  • 20.258 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além disso, o lote também vai contemplar 128.138 pessoas que não possuem prioridade legal, mas que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX. Por fim, 75.117 contribuintes não prioritários também foram contemplados no lote residual.

O que é malha fina?

Em síntese, os contribuintes que receberam a informação de terem caído na malha fina do IRPF 2023 tiveram que regularizar sua situação. Isso porque essa informação indica que houve algum problema na entrega dos documentos à Receita Federal.

Nesse caso, o principal problema enfrentado pelas pessoas se refere ao não recebimento da restituição do imposto, quando o contribuinte tem direito. Isso só poderá acontecer quando a pessoa regularizar a situação perante o fisco.

Contribuintes que caem na malha fina precisam regularizar situação para receber restituição do Imposto de Renda
Contribuintes que caem na malha fina devem regularizar situação para receber restituição. Imagem: Agência Brasil.

Mais de 1,3 milhão caíram na malha fina em 2023

Neste ano, a Receita Federal recebeu quase 43,5 milhões de declarações, número que superou as estimativas do fisco. Em resumo, houve 1,6 milhão de documentos entregues a mais do que o projetado, visto que o órgão esperava o envio de 39,5 milhões de declarações em 2023.

Segundo a Receita, 1.366.778 de contribuintes caíram na malha fina do IRPF 2023, ano-base 2022. Em outras palavras, 3,1% do total de declarações enviadas continham alguma inconsistência nas informações apresentadas.

Por falar nisso, os principais motivos que fizeram os contribuintes caírem na malha fina foram:

  • 58,1% – Deduções da base de cálculo, com destaque para despesas médicas, que responderam por 42,3% do total;
  • 27,6% – Omissão de rendimentos referentes a titulares e dependentes;
  • 10% – Diferença de valores informados do IRPF, entre Dirf e DIRPF;
  • 4,3% – Diferença entre valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores recolhidos de fato.

Vale destacar que a liberação das restituições de declarações com alguma inconsistência só ocorre após o próprio cidadão corrigir os problemas. Apenas após esse passo, e com a pessoa apresentando a comprovação de correção da sua declaração, que o documento sai da malha fina.

Receita pagou 5 lotes regulares em 2023

O pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2023 ocorreu uma vez por mês, entre maio e setembro. Em suma, a Receita Federal realiza os repasses no último dia útil de cada mês, beneficiando assim novos grupos mensalmente.

Os pagamentos tiveram início em maio e seguiram até setembro, totalizando cinco meses de restituição do imposto de renda, portanto, cinco lotes.

Veja abaixo as datas de pagamento dos lotes de restituição do IR 2023:

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 31 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 29 de setembro.

Pagamento de lotes residuais

A partir de outubro de 2023, o fisco começou a realizar o pagamento do lote residual do imposto de renda, contemplando novos contribuintes. Confira abaixo as datas de pagamento dos lotes residuais de 2023:

  • 1º lote residual de restituição – pago em 31 de outubro;
  • 2º lote residual de restituição – pago em 30 de novembro;
  • 3º lote residual de restituição – pago em 28 de dezembro.

Por fim, o novo lote residual será pago na próxima quarta-feira (31). Em resumo, a Receita tradicionalmente realiza o pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda no último dia de cada mês. Em dezembro, o pagamento ocorreu no dia 28 devido às festividades de final de ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.