Imposto de Renda 2022: Não recebeu o valor da restituição? Veja o que fazer

A Receita Federal realizou o pagamento do 5º e último lote da restituição do Imposto de Renda no último dia 30. Um total de R$ 1,9 bilhão foi distribuído para os 1.220.501 contribuintes.

A Receita Federal realizou o pagamento do 5º e último lote da restituição do Imposto de Renda no último dia 30. Um total de R$ 1,9 bilhão foi distribuído para os 1.220.501 contribuintes.

A consulta do pagamento do 5º lote da restituição segue aberta desde o dia 23 de setembro. Além disso, foram liberadas as consultas dos lotes residuais, que se tratam de pagamento das restituições de anos anteriores para os contribuintes que caíram na malha fina, mas acertaram as contas com a receita.

Vale salientar que a Receita Federal já havia realizado o pagamento de quatro lotes de restituição do Imposto de Renda. As devoluções ocorreram em 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho e 31 de agosto. Um total de 17,3 milhões de contribuintes receberam os valores.

Os contribuintes receberam os depósitos  diretamente na conta bancária informada na declaração do IRPF.

O dinheiro não caiu na minha conta, o que devo fazer?

Caso o valor da restituição não tenha sido depositado na conta do contribuinte, o dinheiro ficará disponível para saque no Banco do Brasil, por período de um ano.

Para receber, o cidadão deve reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (contato especial para deficientes auditivos).

Como consultar?

As consultas ao pagamento das restituições podem ser feitas pelo site da Receita Federal. O procedimento é rápido e prático, basta seguir o passo a passo:

  1. Acessar o site da Receita Federal;
  2. Informar o CPF e a data de nascimento;
  3. Clicar em “Meu Imposto de Renda”; e
  4. Clicar em “Consultar a Restituição”.

Malha fina do Imposto de Renda

De acordo com dados da Receita Federal, cerca de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda. As informações é que, até o mês de setembro, um total de 38.188.642 declarações foram entregues.

Para saber se caiu na malha fina, o contribuinte deve fazer a consulta por meio dos canais de atendimento da receita.

A Receita Federal informou que, das restituições em malha, um total de 811.782 declarações terão restituição do imposto. Outras 198.541 declarações têm imposto a pagar, enquanto 21.956 têm saldo zero (2,1%).

Os principais motivos que fizeram os contribuintes caírem na malha foram:

  • Omissão de rendimentos;
  • Deduções da base de cálculo;
  • Diferença no valor de IRRF entre o que foi declarado pela fonte pagadora e o que foi declarado pelo contribuinte;
  • Deduções do imposto devido.

Os contribuintes podem consultar a alha fina pelo extrato do Imposto de Renda através do site da Receita Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.