Importância do feedback anual – Entenda qual é

importância do feedback anual se deve ao fato de que essa conversa pode nos ajudar a expandir a visão que temos sobre o nosso desempenho e os nossos resultados ao longo do ano. Por meio de uma conversa franca com a liderança, encontramos os nossos pontos de acerto e de erro, o que nos ajuda a planejar novos passos rumo ao desenvolvimento profissional.

Neste texto, trouxemos a descrição de alguns pontos relevantes sobre a importância desse tipo de feedback. Acompanhe e saiba mais.

Qual a importância do feedback anual?

Se você tem adiado a possibilidade de solicitar feedback anual, talvez seja o momento de repensar esse comportamento e agir em prol do seu crescimento. Afinal, é isso que o feedback pode proporcionar: crescimento. Por meio dele nós conseguimos entender quais pontos devemos melhorar, em qual intensidade e, em alguns casos, de qual forma essa melhoria pode ocorrer.

Veja a seguir outros pontos que destacam a importância do feedback anual e use-os como argumento caso o seu chefe não queira oferecer esse tipo de conversa:

1. Possibilidade de realinhar expectativas

Com o passar do tempo, as expectativas sobre determinadas atividades podem mudar. Isso quer dizer que você pode colocar mais energia em uma atividade e menos em outra, sendo que, na prática, seu chefe espera um melhor resultado na segunda, e não na primeira. Esse tipo de desalinhamento pode resultar em retrabalho e críticas um pouco desconfortáveis.

Portanto, considere realinhar as suas expectativas por meio do feedback anual, assim, tanto o líder, quanto o liderado, saberão para qual caminho determinadas tarefas estão seguindo.

2. Análise dos pontos de melhoria

Analisar os seus reais pontos de melhoria, com base em um olhar externo e que está atento ao seu trabalho, é uma forma de impulsionar os seus resultados. Por isso, quando pensamos na importância do feedback anual, pensamos justamente nisso.

3. Reconhecimento dos pontos fortes

Na correria do dia a dia nós podemos nos esquecer de dar atenção aos nossos pontos fortes, focando apenas no que está acontecendo de forma desorganizada e descompassada. Dessa maneira, a importância do feedback anual também se deve ao fato de que por meio dela você poderá enxergar qualidades que desconhecia, o que pode ajudar a manter a motivação e o foco no crescimento.

4. Busca por novas estratégias e caminhos

As estratégias e os caminhos que poderão ser seguidos também não poderiam ficar de fora da nossa lista. Isto é, às vezes, devido à experiência do líder, ele poderá ajudar você na hora de buscar por mudanças significativas, rumo ao seu crescimento. Isto é, além de apontar o que você tem feito muito bem, ele pode, ainda, ajudar você a enxergar pontos que impulsionam ainda mais os seus resultados.

5. Fortalecimento da relação entre líder e liderado

Por fim, a importância do feedback anual também se deve ao fato de que ele pode proporcionar uma aproximação entre líder e liderado, fortalecendo o vínculo interpessoal e tornando o ambiente de trabalho mais qualificado e agradável. Experimente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.