Qual a importância de ter uma lista de tarefas?

Entender a real importância de ter uma lista de tarefas pode lhe ajudar a montar a sua de uma forma muito mais assertiva. Afinal, muitas pessoas ainda têm “preguiça” de montar lista de tarefas, e vão organizando a rotina de uma forma automática e sem se atentar às prioridades, prazos, etc.

Porém, engana-se quem pensa que a lista de tarefas serve “apenas” para saber o que deve ser feito. Ela vai muito além disso! Sabe por quê? Porque ela promove diversos benefícios, seja no trabalho, nas atividades domésticas ou nos estudos.

Pensando nisso, listamos 5 pontos que podem lhe ajudar a entender a importância de elaborar uma lista de tarefas. Confira!

Qual a importância de ter uma lista de tarefas?

A importância de ter uma lista de tarefas envolve diversos pontos: saúde, bem-estar, otimização de tempo, organização, entre outros. Abaixo detalhamos um pouco mais cada um deles:

1. Poupa energia mental ao longo do dia

Quando temos uma lista de tarefas bem elaborada, temos a chance de ir cumprindo as nossas demandas de uma forma mais fluída. Pois pare e pense: se sempre tiver que pensar no que fazer depois, assim que você acabar uma atividade, quanta energia mental será gasta nessa decisão? Pois é!

Se você já tiver uma sequência estruturada do que deve ser feito, poderá poupar essa energia e usá-la ao longo do dia em outras atividades importantes.

2. Melhora a administração do tempo

Da mesma forma que você gasta energia mental ao pensar no que fará a seguir, você também está gastando o seu tempo. E nos dias atuais, sabemos que poupar e otimizar o tempo são objetivos muito importantes, não é mesmo?

Por isso, a importância de ter uma lista de tarefas se envolve com essa administração dos “relógios” de uma forma mais assertiva.

3. Garante uma organização das prioridades

Saber quais são as suas prioridades é fundamental para conseguir concluí-las o quanto antes. Porém, se essas prioridades ficam apenas no campo da mente, existem chances de você se esquecer de uma delas, prejudicando os seus resultados.

Assim, a importância de ter uma lista de tarefas está em colocar no papel, por ordem prioritária, tudo o que precisa ser feito, diminuindo as chances de erros e esquecimentos.

4. Melhora as suas entregas e garante um melhor aproveitamento de prazos

Você poderá aproveitar melhor os seus prazos quando conseguir visualizar, no papel, tudo o que deve ser feito. Dessa maneira, conseguirá administrar a sua forma de trabalhar de um modo que garanta uma entrega melhor e mais alinhada ao seu cronograma. Faça o teste.

5. Pode diminuir a ansiedade em alguns casos

Você sabia que ter uma lista de tarefas pode ajudar a diminuir a ansiedade? Isso porque você terá mais chance de se concentrar no aqui e agora, tendo em vista que a sua lista se encarregará de lhe dar o “passo a passo” a ser seguido ao longo do dia.

Sem a lista do que deve ser feito, você pode se sentir perdido e ansioso por imaginar que a quantidade de trabalho é muito maior do que realmente é. Por isso, fique atento e comece a organizar mais o seu dia – a ansiedade tende a diminuir quando nos sentimos mais organizados e alinhados com os nossos objetivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.