A importância da autovalorização

Entender a importância da autovalorização pode lhe ajudar a dar mais valor para esse tipo de autoconceito. Afinal, muitas pessoas podem acreditar que se autovalorizar é ser pouco humilde ou até arrogante em algumas situações, o que não é verdade. Amar a si mesmo e as próprias qualidades é algo que pode impactar na nossa vida de uma forma global, ou seja, pode contribuir para mais qualidade de vida, felicidade, bem-estar, etc.

Por isso, trouxemos algumas considerações sobre o assunto, para que possamos avaliar em conjunto, visando um caminho mais promissor. Confira!

Qual a importância da autovalorização?

A importância da autovalorização é profunda, pois ela pode impactar todas as esferas de nossas vidas. A forma como nos enxergamos está presente na vida acadêmica, amorosa, profissional, de amizade e assim por diante. Por isso, respeitar a si mesmo, dando voz às próprias qualidades, pode ser um caminho bem interessante.

Abaixo listamos algumas das potenciais consequências que podem ser colocadas em prática quando começamos a nos valorizar de uma maneira mais justa:

1. Mais autoestima

A forma como valorizamos as nossas qualidades, atributos, habilidades e resultados contribui para a autoestima. Afinal, se apenas enxergamos tudo como “não fizemos mais do que a obrigação”, podemos não enxergar que somos bons em algumas coisas, e isso pode desencadear uma queda na autoestima.

Sendo assim, a importância da autovalorização envolve-se justamente com esse potencial de elevar a forma como enxergamos a nós mesmos, ou seja, a nossa autoestima.

2. Pode melhorar diversos relacionamentos

Nossos relacionamentos podem ser impactados com a autovalorização. Isso porque, tendencialmente, enxergar as próprias qualidades aumenta a autoconfiança, melhorando a forma como nos portamos diante do outro, diminuindo as chances de desenvolver dependência emocional ou aceitar situações negativas que não merecemos.

3. Auxilia na hora de lidar com novos desafios e responsabilidades

A importância da autovalorização também se associa com a nossa coragem de lidar com novos desafios e responsabilidades. Se sempre nos enxergamos inferiores e incapazes, como teremos coragem de iniciar um novo projeto, dar um novo passo e assim por diante? Pense sobre isso.

4. Pode demonstrar uma postura de autorrespeito

A autovalorização também pode ser vista como um comportamento de autorrespeito. Isto é, respeitamos quem somos, tudo o que aprendemos, todos os desafios que ultrapassamos para atingir o nível que estamos hoje, e assim por diante.

Em contrapartida, se tivermos dificuldades para valorizar nossos pontos fortes, poderemos estar desrespeitando a nós mesmos, diminuindo nossos ganhos e pensando a frase clássica, citada anteriormente: “não fez mais do que a sua obrigação”. Será?

5. Pode melhorar a qualidade de vida

A qualidade de vida, como um todo, pode ser beneficiada a partir do momento em que percebemos os nossos pontos fortes. Afinal, podemos ter mais forças para ir atrás dos sonhos, encararmos novos desafios, temos maiores chances de aprender bem com os erros, bem como nossos relacionamentos podem ficar mais equilibrados.

Assim, tudo isso, em conjunto, pode ser um dos pilares para a qualidade de vida e bem-estar. Claro que nem tudo se baseia apenas na autovalorização, mas ela pode sim trazer muitos benefícios para a nossa saúde mental. Pense sobre isso. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.