Império Bizantino: vai cair na sua prova!

Confira um resumo sobre o tema

História Geral: o Império Bizantino

O Império Bizantino foi um vasto e poderoso império que influenciou muitos outros acontecimentos da história mundial. O império foi, ainda, muito duradouro, o que contribui para a sua importância.

O tema é abordado com frequência por questões de história geral, principalmente nos vestibulares e no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com aquilo que você precisa saber sobre o Império Bizantino. Vamos conferir!

Império Bizantino: definição

O Império Bizantino surgiu a partir da divisão do Império Romano, em 395 d.C. O grande império foi dividido em dois com também duas capitais: o Império Romano do Oriente, também chamado de Império Bizantino e com capital em Constantinopla, e o Império Romano do Ocidente, com capital em Milão.

Assim, a cidade de Constantinopla, também chamada de Bizâncio, passou a atuar como a capital de um poderoso império e recebeu esse nome em homenagem ao imperador Constantino. Hoje, ela é conhecida como Istambul.

É importante ressaltar que o Império Bizantino era um poderoso e vasto império e seus territórios compreendiam a Península Balcânica, a Ásia Menor, a Síria, a Palestina, o norte da Mesopotâmia e também o nordeste da Ásia

Império Bizantino: religião 

O potente imperador Justiniano foi responsável pela criação do símbolo da religião no império: a igreja de Santa Sofia, em que os imperadores eram consagrados.

Além disso, o imperador procurou usar a sua religião (cristã) para unir o império oriental e o ocidental. Porém, o cristianismo bizantino tinha algumas particularidades que o tornavam diferente do romano.

Em Constantinopla, o Imperador era considerado um chefe da Igreja. Essa união recebia o nome de cesaropapismo. Além disso, é importante notar que a Igreja Bizantina usa o grego em seus cultos e não o latim como os romanos.

Império Bizantino: o Cisma do Oriente

O Cisma do Oriente e é responsável por dividir a Igreja em duas: a Igreja Bizantina passa a ser conhecida como Igreja Católica Ortodoxa e a Igreja de Roma como Igreja Católica Apostólica Romana.

Império Bizantino: declínio e queda

O Império Bizantino sobreviveu a queda de Roma em 476 d.C. Porém, a partir do século VII e mais ainda durante a Baixa Idade Média, o Império Bizantino passa a ser atacado por diversos povos árabes.

Posteriormente, nos séculos XIV e XV, o Império passa a ser reduzido somente à sua capital e sua economia perde força devido ao predomínio das cidades italianas no comércio. Em 1453, os turcos tomam a cidade e passam a chamá-la de Istambul.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.