Imigração Japonesa no Brasil: um resumo

A vinda de japoneses para o Brasil durante o século XX

Imigração Japonesa no Brasil: um capítulo da história brasileira

O fenômeno da imigração de japoneses para o Brasil representa um capítulo muito importante da história brasileira.

Assim, não é de se surpreender que o assunto é cobrado com frequência pelas principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM.

Dessa maneira, para que você consiga estudar da melhor forma, o artigo de hoje traz um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a imigração japonesa no Brasil. Confira!

Imigração Japonesa no Brasil: introdução

A imigração japonesa no Brasil teve início no ano de 1908, quando mais de 700 japoneses chegaram no porto de Santos a bordo do primeiro navio japonês que trazia imigrantes para as terras brasileiras.

Imigração Japonesa no Brasil: a situação do Japão

O Japão viveu, a partir do ano de 1868, uma verdadeira revolução provocada pela Era Meiji. O evento foi o responsável por consolidar muitas transformações dentro da sociedade e da economia do país.

Com as movimentações e a abertura econômica, o governo japonês decidiu aumentar os impostos que eram comprados dos camponeses. Por esse motivo, as pessoas que trabalhavam no campo pensaram que migrar para a cidade seria uma solução.

O problema é que o êxodo fez com que a população urbana aumentasse em excesso e, com isso, não existiam vagas de emprego para todos. É importante destacar também que o Japão enfrentou um aumento demográfico considerável nessa época.

Foi nesse contexto, então, que o governo japonês passou a estimular a imigração de japoneses para os países do continente americano, no qual os japoneses poderiam encontrar melhores condições de vida.      

Imigração Japonesa no Brasil: a situação brasileira

No início do século XX, o Brasil vivia a República Velha. O país precisava de mão-de-obra e, dessa forma, uma lei foi aprovada no ano de 1892, permitindo a imigração em massa de chineses e japoneses para o Brasil.

Após a criação dessa legislação, o governo do Japão enviou um embaixador para verificar as condições brasileiras. O mesmo aprovou a vinda de japoneses e, a partir desse momento, uma propaganda que incentivava a imigração para o Brasil teve início em nosso país.

Atualmente, a colônia japonesa no Brasil é considerada a maior colônia de japoneses fora do próprio Japão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.