História Geral: A Era Meiji

A Era Meiji: tudo sobre esse tópico

A Era Meiji inicia a fase da história do Japão que ficaria conhecida como Império Japonês. Impulsionada pela Revolução Meiji e pelo apoio dos EUA, o país passou por um intenso desenvolvimento.

Esse tópico é muito explorado por uma grande quantidade de vestibulares, especialmente porque ele permite a compreensão da situação do Japão nos dias de hoje.

A Era Meiji: Introdução

O Império Japonês é divido em três períodos principais. São eles:

  • Era Meiji: 1868 a 1912
  • Era Taish?: 1912 a 1926
  • Era Showa: 1926 a 1989

Dessa maneira, o artigo de hoje irá analisar o primeiro período do Império do Japão, ou seja, a Era Meiji. O termo Meiji significa “governo iluminado” e se iniciou no ano de 1968.

A Era Meio foi responsável por colocar um fim à Era Edo, que havia se iniciado no ano de 1603. Essa fase da história japonesa era marcada por um regime quase feudal, baseado no Xogunato. O Xogunato durou cerca de 700 anos no país e o seu nome era uma referência aos xoguns, líderes militares e latifundiários que comandavam grandes lotes de terras em que os servos trabalhavam. Podemos comparar o papel desempenhado pelo xogum àquele desempenhado pelo senhor feudal na Idade Média.

Assim, quando a Era Meiji acaba com o Xogunato, ela permite que o Japão se desenvolva economicamente e politicamente e se torne a grande potência capitalista que é nos dias de hoje.

A Era Meiji: A Revolução

A Revolução Meiji foi a responsável por iniciar a Era Meiji. Caracterizada por uma série de conflitos em todo o país, a Revolução foi particularmente muito incentivada pelos Estados Unidos, que tinham interesse em se tornar aliados comerciais do Japão.

O presidente americano Millard Fillmore enviou uma carta ao Xogunato do último xogum Tokugawa Yoshinobu, que decidiu renunciar no ano de 1867. Assim, em seu lugar, o imperador Imperador Meiji Mutsuhito assumiria o poder, governando até 1912.

A Era Meiji: Consequências

Com o fim do Xogunato, o imperador Meiji Mutsuhito iniciou uma série de mudanças políticas, econômicas e sociais no Japão. Entre elas, podemos citar a abertura dos grandes portos de Shimoda e Hakodabte. Ainda, um grand desenvolvimento industrial se iniciou no país, acompanhado por uma industrialização e pela modernização das infraestruturas.

Ainda, podemos citar como consequências diretas do início da Era Meiji o fim do feudalismo japonês, a promulgação da primeira constituição japonesa, a unificação do país e a criação de um exército único.

Estudiosos afirmam que o Japão não seria o rico país que é hoje se todas as transformações que ocorreram durante a Era Meiji não tivessem se realizado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.