IFTO: inscrições abertas para o Vestibular Unificado 2023/2

Todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 18 de maio

O IFTO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, é uma instituição criada em 2008 que possui oito campus e três campus avançados em funcionamento.

Atualmente, a instituição oferece diversas opções de cursos em diferentes níveis, atraindo estudantes de todas as partes do Brasil.

O IFTO está com as inscrições abertas para a edição 2023/2 do vestibular unificado, que permite o ingresso dos candidatos selecionados ainda no ano de 2023.

Se o seu sonho é estudar no IFTO, então está no lugar certo. Para te ajudar na sua preparação para a prova, separamos um resumo completo com aquilo que você precisa saber sobre o Vestibular Unificado 2023/2 do IFTO, incluindo datas, funcionamento das provas e vagas. Confira!

Vestibular Unificado IFTO 2023/2: inscrições estão abertas

As inscrições para o vestibular unificado 2023/2 do IFTO estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 18 de maio de 2023.

Todas as inscrições deverão ser realizadas virtualmente por meio do preenchimento de formulário disponível no site do próprio vestibular.

Os interessados deverão pagar uma taxa de inscrição para participar do processo seletivo. A taxa é de R$ 40 para os cursos de graduação e de R$ 20 para concorrer aos cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio.

Os candidatos poderiam também solicitar a isenção da taxa de inscrição de acordo com determinados critérios. Poderiam solicitar o benefício os estudantes que:

  • Realizaram inscrição no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2022;
  • Possuem renda familiar por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo;
  • Eram egressos de escola pública ou tinham bolsa integral em escola privada.

Porém, o prazo para realização do procedimento era o dia 28 de abril. Os resultados serão divulgados no dia 3 de maio de 2023.

O último dia para o pagamento da taxa de inscrição é 19 de maio de 2023. Todos os candidatos que não solicitaram a isenção deverão realizar o pagamento.

Vestibular Unificado IFTO 2023/2: funcionamento das provas

Os locais de prova serão divulgados para os candidatos no dia 29 de maio de 2023. Os exames, por sua vez, serão aplicados no dia 4 de junho em diferentes horários: das 14h às 18h30 para os candidatos aos cursos de graduação e das 14h às 17h para os interessados nos cursos técnicos concomitantes e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio.

As provas também organizadas em diferentes formatos de acordo com o tipo de curso de interesse do candidato.

Os exames para os cursos de graduação serão formados por 60 questões de múltipla escolha (objetivas) e por uma redação. As provas para cursos técnicos concomitantes ao ensino médio, por sua vez, terão 40 questões também de múltipla escolha. Por fim, as provas para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, por sua vez, serão compostas por 36 questões de múltipla escolha (objetivas).

Vestibular Unificado IFTO 2023/2: vagas disponíveis

Por meio do Vestibular Unificado 2023/2, o IFTO irá disponibilizar 417 vagas. Desse total, 297 vagas serão para os cursos de graduação e 120 vagas serão destinadas para cursos técnicos.

Estão sendo disponibilizadas, por exemplo, vagas para cursos como Engenharia Agronômica, Logística, Pedagogia, Gestão Pública e Engenharia Civil. 

As vagas para os cursos de graduação estão sendo ofertadas para as unidades do IFTO nas cidades de Colinas do Tocantins, Palmas e Porto Nacional. Para os cursos técnicos, o IFTO está disponibilizando vagas nos campi de Lagoa da Confusão, Pedro Afonso, Araguaína.

Acesse o edital do processo seletivo para descobrir mais informações sobre o número de vagas e os cursos oferecidos pelo IFTO.

Vestibular Unificado IFTO 2023/2: divulgação dos resultados

De acordo com o edital do Vestibular Unificado 2023/2, os resultados finais serão oficialmente divulgados no dia 29 de junho de 2023, enquanto os resultados preliminares serão divulgados 3 dias antes, em 26 de junho de 2023. 

Vestibular Unificado IFTO 2023/2: sistema de cotas

De acordo com o edital do Vestibular Unificado 2023/2, o IFTO irá usar o sistema de cotas no processo seletivo, reservando um determinado número de vagas para os candidatos que comprovarem determinados critérios. 

Confira mais informações no site do processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.