IFPI ofertará mais de 2 mil vagas no 1º processo seletivo do SiSU 2022

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) divulgou o termo de adesão ao 1º processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022. O Instituto vai ofertar 2.265 vagas em 58 cursos de graduação. 

De acordo com o termo de adesão, 1.133 vagas estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública, com percentual para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência. 

Outras 1.132 vagas ofertadas pelo IFPI para o SiSU são para a seleção em ampla concorrência, ou seja, para o público geral. 

As oportunidades do IFPI são para cursos ministrados nos seguintes campi: Teresina; São Raimundo Nonato; Angical do Piauí; Campo Maior; Cocal; Corrente; Floriano; Oeiras; Parnaíba; Paulistana; Pedro II; Picos; Piripiri, São João do Piauí; Uruçuí; e Valença do Piauí.

A seleção do SiSU 2022 é exclusiva para os estudantes que fizeram as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que a classificação será feita com as notas do Enem 2021. 

Além disso, para participar do SiSU, o candidato não pode ter zerado a prova de redação e não pode ter feito o exame na condição de “treineiro”. O IFPI definiu diferentes pesos para as provas do Enem 2021 que variam de acordo com a área do curso. 

As provas do Enem 2021 foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. De acordo com o Inep, os resultados do exame estão previstos para o dia 11 de fevereiro.

Inscrições do SiSU 2022/1

O Ministério da Educação (MEC) publicará em breve o edital de abertura do SiSU do 1º semestre. O período de inscrição, que depende da publicação do resultado do Enem 2021, deve ser aberto na segunda quinzena de fevereiro de 2022, após o dia 11.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Enem 2021: primeiro dia de reaplicação registra abstenção de 67%; veja mais detalhes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.