IFMA divulga a oferta de 5 mil vagas para Processo Seletivo 2024

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) divulgou a abertura do Processo Seletivo 2024, com a oferta de mais de 5 mil vagas para diversos cursos técnicos de nível médio. A seleção visa o ingresso de novos alunos no 1º semestre letivo de 2023. 

Os interessados já podem consultar o cronograma da seleção no site do Estudo IFMA. O período para pedidos de isenção da taxa de inscrição já está aberto. 

Pedidos de isenção

De acordo com o cronograma, os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição poderão enviar os pedidos até o dia 28 de agosto de 2023. Conforme as orientações do edital de isenção, as solicitações devem ser feitas exclusivamente de forma virtual, através do site da FUNETEC.

Podem solicitar a gratuidade na inscrição os candidatos que, devido a restrições financeiras, não podem pagar a taxa e estão registrados em programas sociais federais. Desse modo, no momento da inscrição, o candidato deverá informar o Número de Identificação Social (NIS) do candidato, atribuído pelo Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

A divulgação do resultado preliminar da isenção está prevista para o dia 31 de agosto. Os interessados poderão interpor recursos contra os pedidos indeferidos no período do dia 1º ao dia 4 de setembro. A divulgação do resultado final da isenção está marcada para o dia 11 seguinte.

O candidato que tiver sua isenção confirmada está inscrito no Processo Seletivo e
não precisa efetuar nova inscrição. Já aqueles cujos pedidos foram negados deverão realizar novas inscrições.

Período de inscrição 

O IFMA disponibiliza períodos de inscrições distintos para candidatos interessados em
concorrer às vagas de isenção do pagamento da taxa de inscrição e para os candidatos que
irão pagar a taxa de inscrição. 

De acordo com o edital, as inscrições dos candidatos pagantes serão recebidas no período das 8h do dia 1º de setembro às 23h59 do dia 9 de outubro de 2023. Os estudantes deverão se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível nos sites Estude no IFMA e FUNETEC.  

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 10 de setembro. Ainda conforme o edital, o valor da taxa é de R$ 30,00 (trinta reais).

O IFMA recebe os pedidos de isenção referente ao Processo Seletivo 2024 até 28 de agosto.
Os candidatos pagantes deverão se inscrever do Processo Seletivo 2024 do IFMA entre os dias 1º de setembro e 9 de outubro. Imagem: Divulgação

Provas do Processo Seletivo 2024

Para fins de classificação dos inscritos, o IFMA aplicará provas no dia 19 de novembro de 2023. O edital indica ainda que o início da aplicação das provas está marcado para as 13h30, com duração de 3 horas. A avaliação contará com 30 questões objetivas de múltipla escolha, sendo metade sobre assuntos de Língua Portuguesa e metade de Matemática.

Os candidatos com inscrições homologadas poderão conferir os locais de prova na Área do Candidato a partir do dia 6 de novembro. Os candidatos devem chegar aos locais de prova até às 13h, munidos de documento oficial de identificação com foto.

Haverá locais de prova nas cidades de Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

Oferta de vagas

Ainda de acordo com o edital do Processo Seletivo 2024, a oferta total do IFMA é de 5.610 vagas para cursos técnicos. As oportunidades estão distribuídas entre os cursos técnicos médio ministrados nos 29 campi do Instituto.

Conforme o cronograma, a divulgação do resultado final está prevista para o dia 22 de dezembro. Os convocados deverão realizar as matrículas entre 2 e 12 de janeiro de 2024.

Acesse o edital da Seleção na íntegra para mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.