IFB encerra inscrições para Processo Seletivo via ENEM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) encerra nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, o período de inscrição para o Processo Seletivo via notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

De acordo com o edital, através dessa seleção o IFB preencherá mais de mil vagas em cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD). Confira a seguir como participar da seleção para os cursos de licenciatura!

Como se inscrever?

Conforme as orientações do Processo Seletivo via Enem, as inscrições estão sendo recebidas de forma virtual. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Nesse sentido, os candidatos devem acessar o site do Instituto e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição até as 23h59 de hoje (horário de Brasília).

No momento da inscrição, além de informar os dados pessoais, os candidatos deverão escolher uma opção de curso e um polo de apoio presencial. É também no ato da inscrição que os candidatos podem optar por participar da seleção em ampla concorrência ou através do sistema de cotas.

IFB recebe inscrições para Processo Seletivo 2023/2 via ENEM
O IFB está ofertando vagas para ingresso em dois cursos de licenciatura EAD. Imagem: PEBSP

Processo Seletivo 2023/2

Como mencionado acima, a classificação dos inscritos no Processo Seletivo 2023/2 será feita exclusivamente a partir do aproveitamento do desempenho dos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesse sentido, somente poderão participar da seleção os estudantes que tenham feito a última edição do Enem. De acordo com o edital, o IFB aceitará somente as notas do Enem 2022

O edital estabelece ainda que, para participar, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nenhuma das quatro provas objetivas do Enem. A média final do candidato será calculada a partir da soma da pontuação obtida em cada uma das seguintes provas: 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias; 
  • Matemática e suas Tecnologias; 
  • Redação.

Vagas ofertadas

Ao todo, o IFB está ofertando 1.170 (mil cento e setenta) vagas para ingresso ainda no 2º semestre letivo deste ano.

Conforme indica o edital, as oportunidades são para dois cursos de licenciatura EAD: Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Letras – Inglês. Os cursos estão sendo ofertados através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O IFB reserva parte das vagas, de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, há oportunidades exclusivas para estudantes egressos de escolas da rede pública, de baixa renda, para candidatos Negros (Pretos ou Pardos) e também para pessoas com deficiência. 

Polos de apoio presencial

Apesar de os cursos serem ofertados a distância, contam com encontros presenciais obrigatórios. Desse modo, as vagas estão distribuídas entre diversos polos de apoio presencial em cidades do Distrito Federal e também em alguns municípios de Goiás.

As vagas para a Licenciatura em Matemática estão distribuídas entre Brasília (60 vagas), Estrutural (60 vagas), Samambaia (60 vagas) e Taguatinga (60 vagas), no Distrito Federal, e em Formosa (60 vagas), Goianésia (60 vagas), Alexânia (60 vagas) e Planaltina (60 vagas), no estado de Goiás.

Já o curso de Letras – Inglês conta com a oferta de vagas no Distrito Federal, nos municípios de Recanto das Emas (60 vagas), Planaltina (60 vagas), Riacho Fundo (60 vagas) e São Sebastião (60 vagas). Em Goiás, as vagas disponíveis são para Formosa (60 vagas), Alto Paraíso (60 vagas), Alexânia (60 vagas), Águas Lindas (60 vagas), Santo Antônio (30 vagas), Mineiros (60 vagas) e Goianésia (60 vagas). 

Resultados

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado final do Processo Seletivo 2023/2 via Enem está prevista para o dia 21 de setembro de 2023.

Os candidatos aprovados ingressarão nos cursos no 2º semestre letivo de 2023, cujo início está previsto para 9 de outubro.

Acesse o site do IFB para mais informações.

Leia também Inep recebe pedidos de reaplicação das provas do ENCCEJA 2023 até essa sexta-feira (1); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.