Idade Contemporânea: 5 tópicos cobrados pelo ENEM

Descubra quais são eles e se prepare para o ENEM 2023

O termo “Idade Contemporânea” é usado para definir período da história que começou com a Revolução Francesa no ano de 1789 e se estende até o presente. É válido destacar que alguns estudiosos defendem que o início dessa fase da história teria começado com a Revolução Industrial e não com o movimento na França.

O período foi palco de diversos acontecimentos marcantes para a história da humanidade. Assim, não é de se surpreender que muitos eventos da Idade Contemporânea sejam cobrados pelas questões das provas mais importantes do país, com um destaque para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Porém, é claro que existem alguns temas que são abordados com muito mais frequência do que outros. Assim, para te ajudar na sua preparação, o artigo de hoje trouxe um resumo com 5 tópicos da Idade Contemporânea que são extremamente cobrados pelo ENEM e podem aparecer na próxima edição do exame. Vamos conferir!

A Revolução Francesa

A Revolução Francesa é, sem dúvidas, um dos principais tópicos de Idade Contemporânea cobrados pelo ENEM.

Esse evento aconteceu na França em 1789, com o objetivo de derrubar a monarquia absolutista de Luís XVI e criar um novo governo baseado nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

A Revolução Francesa teve um impacto significativo na história mundial, influenciando diversas revoluções em todo o mundo, incluindo o Brasil.

A Independência do Brasil

O processo de independência do Brasil foi consolidado no dia 7 de setembro de 1822, quando o país se tornou oficialmente independente de Portugal.

A independência brasileira foi proclamada por D. Pedro I, que recebeu esse título com o início do Primeiro Reinado. Dentre as principais consequências provocadas pelo evento, podemos mencionar a criação de um novo país independente de Portugal, com uma identidade e cultura próprias, o fortalecimento do nacionalismo e a consolidação do país como uma potência na América Latina.

A Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos 1914 e 1918 e é considerada um foi um dos eventos mais importantes de toda a Idade Contemporânea. A guerra envolveu as principais potências europeias da época, como a Alemanha, o Império Austro-húngaro, a França, a Rússia e o Reino Unido.

O conflito, que começou em 1914 quando a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, provocou uma série de consequências para o mundo. Dentre as principais, podemos mencionar a perda de mais de 16 milhões de vidas e a consolidação dos Estados Unidos como potência mundial.

A Revolução Russa

Podemos dizer que a Revolução Russa foi um acontecimento marcante da Idade Contemporânea e que é abordado com frequência pelas questões de história do ENEM.

No ano de 1917, a Rússia foi palco de dois levantes populares: a Revolução de Fevereiro, que derrubou o governo do czar Nicolau II, e a Revolução de Outubro, que estabeleceu o início do governo socialista dos bolcheviques. Esses dois acontecimentos formam o evento conhecido como “Revolução Russa”, responsável pelo fim da dinastia Romanov e início do governo do Partido Bolchevique, de ideologia socialista.

Por fim, devemos destacar que a Revolução Russa, Liderada por Vladimir Lenin, foi responsável por estabelecer o primeiro Estado socialista da história: a União Soviética.

A Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1939 e 1945 e foi o segundo conflito da história da humanidade em escala global.

O conflito começou com a invasão da Polônia pela Alemanha em setembro de 1939 e envolveu diversos países de todo o mundo, que lutaram em dois grupos: os Aliados (Reino Unido, União Soviética, França e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

A maior consequência da Segunda Guerra Mundial foi a morte de milhões de pessoas e a destruição de inteiras cidades em todo o mundo. Além disso, o conflito também provocou a criação da ONU (Organização das Nações Unidas) para promover a cooperação internacional e prevenir um novo conflito em escala global.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.