Revolução Russa: questão de vestibular comentada

Confira!

Revolução Russa: análise de questão de vestibular

O termo “Revolução Russa” é utilizado para denominar a revolução popular que aconteceu no ano de 1917, na atual Rússia. 

O tópico é cobrado com muita frequência dentro de questões de história geral dentro das principais provas do Brasil, com um forte destaque para os vestibulares.

Assim, para que você possa saber como o tema irá aparecer nas suas provas, o artigo de hoje trouxe a resolução comentada de uma questão de vestibular sobre a Revolução Russa. Confira!

Revolução Russa: análise de questão

(ESPM – 2017) Em 1915, enquanto a dinastia Romanov comemorava seu tricentenário, a Rússia vivia um desastre militar. Com os combates da Primeira Guerra Mundial os alemães conquistaram boa parte do território russo, mais de um milhão e meio de soldados foram mortos. No início de 1917 a Rússia estava aniquilada militarmente e desorganizada economicamente, ocorriam desabastecimento, escassez e distúrbios populares. Em fevereiro e março irrompeu a revolução contra o czar Nicolau II. A burguesia russa rapidamente instalou um Governo Provisório e uma Duma (Parlamento).

Paulo Visentini e Analúcia Pereira. História do Mundo Contemporâneo.

Deflagrada a Revolução Russa, em fevereiro e março de 1917, o Governo Provisório:

a) firmou um acordo de paz, imediatamente, com os alemães;

b) aboliu a servidão e eliminou as dívidas dos mujiques (servos) para aplacar a revolta popular;

c) decidiu manter Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desgastou o novo governo;

d) decidiu instaurar planos quinquenais para planificar a economia;

e) instituiu a Nova Política Econômica (NEP), que combinava princípios socialistas e capitalistas.

Análise:

A questão do vestibular da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) aborda um importante evento da Revolução Russa: o início do Governo Provisório.

A resposta para a questão é a alternativa C. O Império Russo participava da Primeira Guerra Mundial ao lado da Tríplice Entente.

Com o início da Revolução Russa em 1917 e a consolidação do fim da dinastia Romanov, o Governo Provisório liderado por Alexander Kerensky teve início. Porém, esse decidiu manter a Rússia na Grande Guerra, desgastando o governo e contribuindo para a Revolução dos bolcheviques, que aconteceria no mês de outubro de do mesmo ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.