IBGE: O número de crianças em creches e na pré-escola aumenta, mas não alcança a meta

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (12) dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. De acordo com o levantamento, entre 2016 e 2019, o número de crianças de 0 a 3 matriculadas em creches subiu de 30,4% para 36,6%.

No entanto, mesmo com o aumento, o número ainda está longe de alcançar o índice estabelecido como meta pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Em conformidade com o PNE, a meta é alcançar 50% dos alunos dessa faixa etária até o ano de 2024. Nesse sentido, o índice ainda precisa subir mais de 14 pontos percentuais em cerca de cinco anos.

Os dados do IBGE mostram ainda a diferença entre as regiões. Assim, na região Norte, a porcentagem de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches é de apenas 17,6%, número inferior à média nacional. Já a região Sul chega a 43,3%, o maior índice registrado no país.

Meta para a matrícula de crianças de 4 a 6 anos

Outra meta do Plano Nacional de Educação que ainda não foi alcançada visa a pré-escola. De acordo com o Plano, o objetivo é que 100% das crianças com idade entre 4 e 6 anos estejam matriculadas até 2024 em pré-escolas.

O levantamento do IBGE revelou que, no ano de 2019, o índice era de 92,9%. As regiões Norte, Sul e Centro-Oeste estão abaixo da média com, respectivamente, 86,6%, 91,8% e 87,3%, de modo que ainda precisam aumentar o número de crianças matriculadas.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre educação. 
Leia ainda O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.