IBGE: expectativa de vida da população bate na casa dos 77 anos (confira!)

Estudo não leva em conta a pandemia da covid-19

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou alguns dados relativos à expectativa de vida dos brasileiros. Todavia, o estudo apontou que houve um aumento entre 2020 e 2021 de 2 meses e 26 dias. Vale ressaltar que a pesquisa pode apresentar outros dados em razão do Censo 2022. 

Dessa maneira, a expectativa de vida da população passou de 76,8 para 77 anos. As informações levam em consideração o momento de nascimento de um indivíduo, até o seu falecimento, considerando as diferenças entre homens e mulheres. Aliás, o estudo também apresentou dados referentes à mortalidade da população.

De fato, a pesquisa feita pelo instituto apresentou números relativos a idade sem levar em consideração as mortes causadas pela Pandemia da covid-19, , principalmente no ano de 2021. Analogamente, o método utilizado pelo IBGE é recomendado por organizações de cooperação internacional e é reconhecido pelos órgãos públicos do país.

Segundo o instituto, em pouco tempo será anunciado o resultado do Censo Demográfico de 2022, contendo novos dados a respeito. Ele acontece de dez em dez anos, mas sofreu um atraso por conta da pandemia. Dessa maneira, o IBGE terá informações precisas sobre a expectativa de vida da população brasileira.

Dados sobre a população

De acordo com o estudo feito pelo IBGE, em 2021, a esperança de vida a nascer do cidadão do sexo masculino foi de 73,anos. Já para as mulheres, os dados apresentavam uma expectativa de 80,5 anos. Aliás, o estudo aponta que em dez anos, os brasileiros ganharam cerca de 2,4 anos de vida a mais.

Estes números vêm crescendo desde 1940, quando a esperança de vida dos brasileiros era de 45,5 anos. Depois de 82 anos, em 2022, a população tem vivido 31,5 anos a mais. Uma das causas desse aumento na expectativa de vida da população é o fato de que os recém nascidos tiveram uma queda na possibilidade de faleceram logo no primeiro ano de suas vidas.

Deve-se observar que entre os anos de 2020 e de 2021, o falecimento de recém nascidos passou de 11,5 para 11,2 a cada mil nascimentos. Logo, a média de esperança de vida dos brasileiros não quer dizer que a população irá viver até essa idade, mas que há uma grande probabilidade.

O estudo também revelou que as pessoas que haviam completado os 77 anos de idade em 2021 tinham uma expectativa de viver até os 88 anos. Já para pessoas com cerca de 30 anos de idade, sua esperança de vida é de até os 79 anos.  

Pandemia no Brasil

Os dados divulgados pelo IBGE para o país em 2021 também apontaram a expectativa média de vida da população caso não houvesse a pandemia de covid-19. Neste caso, haveria um aumento de dois meses, chegando aos 77 anos. Houve uma comparação na esperança de vida dos anos anteriores à crise.

O IBGE vem publicando este dados desde 1999 baseado nas informações dos Censos Demográficos. As últimas informações divulgadas eram referentes ao Censo de 2010, quando houve o último censo do Brasil. A partir de cada operação, o instituto elabora novos cálculos.

Depois da publicação das informações relacionadas ao novo Censo de 2022, o IBGE terá em mãos um novo conjunto de dados obtendo elementos essenciais sobre a média de vida dos brasileiros, com uma estimativa real dos óbitos que ocorreram desde dez anos atrás e o risco de falecimento da população.

Estudo do IBGE

As informações e dados sobre a expectativa de vida da população brasileira estão presentes nas Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil 2021. Em síntese, elas não levaram em conta a pandemia de Covid-19, que ceifou milhares de vidas durante o auge da crise sanitária causada pelo coronavírus.

Estima-se que por conta da covid-19 que assolou todo o mundo, a expectativa de vida dos brasileiros, de 77 anos, deverá ser atingida apenas em 2027. em conclusão, a ONU apresentou números sobre a esperança de vida mundial levando em consideração a pandemia, com cerca de 71 anos de idade. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.