Huawei desenvolve sistema de análise para treino de corrida

Atuando junto com smartband ou smartwatch da marca, TruSport consegue acompanhar desempenho de corredores e ajudar a alcançar metas para resultados melhores

Para o corpo humano, correr é, na verdade, uma atividade complexa. Do giro de membros externos à circulação de órgãos internos, cada respiração e cada passo envolve um trabalho coordenado de centenas de músculos e dezenas de sistemas circulatórios. De olho nesse esporte, a Huawei desenvolveu uma aplicação própria para analisar o treino de corrida e poder aumentar o desempenho de quem pratica por hobby ou profissionalmente.

Com o uso de uma smartband e com base nos algoritmos do Huawei TruSport, a Huawei desenvolveu o Running Ability Index (RAI) – que é capaz de medir o desempenho de corrida, calcular a relação entre frequência cardíaca e ritmo para estabelecer uma pontuação pessoal, entre outra funções projetadas especificamente para os treinos de corrida. 

Além disso, todos podem visualizar seu RAI atual cada vez que treinam, ajudando a entender a lacuna entre desempenho e objetivos, fazer estimativas de desempenho e receber informações sobre o ritmo. O novo sistema RAI ajuda os corredores em competições e durante os treinos, ajudando-os a regular eventuais problemas de ritmo.

LEIA MAIS: Novos smartwatches da Huawei podem responder mensagens do WhatsApp

O TruSport também fornece a carga de treino, que pode avaliar o volume de treino – a Huawei sugere usar a carga de treino em vez do volume de corrida para medir o volume de treino. A carga de treino não toma simplesmente a distância ou a duração da corrida como base de mensuração, mas considera o estímulo e a pressão que o treino causa no corpo, que reflete objetivamente a carga causada pelo exercício. 

Treino na quantidade certa 

A carga de treino também pode ser medida para aconselhar os corredores sobre o tempo de recuperação para uma única sessão de treino. Dessa forma, os corredores podem planejar uma quantidade de treino mais adequada. 

Além disso, a solução pode determinar o grau de recuperação e monitorar a fadiga de curto prazo. Ele pode avaliar o grau de recuperação do usuário, que reflete a fadiga causada por um único treino, e fornecer orientações sobre o tempo de recuperação – que se refere ao tempo necessário para se recuperar totalmente após o exercício. Dispositivos equipados com essa tecnologia conseguem dar sugestões aos usuários para treinar com cargas e intensidades em diferentes níveis de recuperação do corpo. 

Por fim, o TruSport também fornece índice de treino para que os usuários entendam seu status de treino, que é a avaliação do desempenho esportivo com base nas mudanças de longo prazo, aptidão física e na fadiga sob o treino periódico do sistema. O app da Huawei pode ajudar os corredores a combinar o estímulo do treino eficaz com o descanso adequado e encontrar o momento certo para melhorar a capacidade de corrida. O sistema também fornece aos corredores um plano de treino especializado. 

Como que a Huawei desenvolveu o TruSport

Desde 2021, a Huawei conta com um Laboratório de Saúde na China. Localizado em Songshan, o espaço tem uma área total de 4.680 metros quadrados. O laboratório oferece suporte a mais de 80 tipos de solicitações de testes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em áreas como pesquisa profissional, desenvolvimento conjunto de ecossistema e incubação de cenários de bem-estar e fitness, em última análise, apoiando a pesquisa, incubação e testes de produtos vestíveis inteligentes da Huawei. 

Para desenvolver sua solução, foi necessário convidar pessoas suficientes para participar de testes, simular os ambientes e coletar dados precisos. Junto a isso, uma equipe de profissionais que entendiam simultaneamente da tecnologia de bem-estar e fitness, algoritmos, fisiologia e medicina, analisam os dados e os treinamentos. Tudo isso representou um grande investimento e foram necessárias pesquisas de longo prazo. 

LEIA MAIS: Tecnologia no esporte: como a análise de dados aumenta o desempenho de atletas

A grande quantidade de dados gerados durante a corrida, como frequência cardíaca, ritmo, consumo de calorias, etc., são como check-ups pessoais dos consumidores. O Laboratório de Saúde possui uma extensa equipe de profissionais, abrangendo desde pesquisadores de ciências do esporte a especialistas médicos e engenheiros de aquisição de dados/algoritmos. Esses profissionais cobrem biologia, treino esportivo, medicina, engenharia de software e de algoritmos, engenharia de testes, engenharia biológica, pesquisa de tecnologia aplicada de sensores e muito mais. 

Após quase seis anos de desenvolvimento, a Huawei elaborou um conjunto de sistemas focados em monitoramento de exercícios e recursos fitness e criou o TruSport. Com os algoritmos complexos, ele pode coletar com precisão vários indicadores físicos durante os exercícios, analisar os dados coletados e apresentar dicas de treino de acordo com o desempenho e objetivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.