História Geral: os aqueus

Um resumo sobre essa civilização que existiu durante a Idade do Bronze

Os aqueus: um resumo completo para as suas provas

O termo “aqueus” é usado para definir uma civilização que existiu durante a Idade do Bronze, durante a antiguidade.

O tema pode aparecer em questões de história geral dentro das mais variadas provas do país, com um destaque para os vestibulares e a prova do ENEM.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber os aqueus. Vamos conferir!

Os aqueus: definição

Como mencionado, os aqueus, povo também conhecido como “civilização micênica”, são uma das civilizações que viveram em torno do segundo milênio antes de Cristo, durante a chamada “Idade do Bronze”.

Os aqueus: características   

Os aqueus participaram ativamente da colonização da região que posteriormente seria o palco da Grécia Antiga. Inicialmente, os aqueus eram nômades e migravam constantemente na procura por terras férteis, as quais seles encontrariam perto do Mediterrâneo.

Esse povo foi o responsável pela fundação de diversas cidades muito importantes, como Micenas. Foi justamente depois dessa função que os aqueus ficariam conhecidos como “micênicos” ou “civilização micênica”. Eles também fundaram outras cidades, como Tirinto e Argos, que se tornariam grandes centros urbanos.

Os aqueus eram muito habilidosos no comércio, o que foi certamente uma vantagem na conquista e consolidação no Mediterrâneo Oriental. Ainda, eles foram também os responsáveis por muitas construções, como palácios e templos.

Os aqueus também dominaram Creta, absorvendo parte da cultura dos cretenses. Além disso, esse povo também praticava a agricultura, que funcionava como a base da economia dos aqueus, e produzia muitos itens de bronze.

Devemos mencionar também que os aqueus eram ótimos guerreiros. Eles chegaram a enfrentar os troianos durante a famosa Guerra de Troia.

Os aqueus: fim da civilização    

Os aqueus entraram em crise após o conflito com os cretenses, que aconteceu por volta de 1100 a.C. Após o fim da civilização micênica, a Grécia passou por mais de cem anos de crise, conhecidos como “Idade das Trevas”. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.