História Geral: o Movimento Sionista

O Movimento Sionista: um resumo

O Movimento Sionista foi um movimento criado por um jornalista judeu no final do século XIX.

O principal objetivo do movimento era viabilizar, em um contexto de perseguições aos hebreus, a criação de um Estado judeu.

Muitas provas abordam esse assunto, especialmente em suas questões de história e de atualidades. Assim, é fundamental que você domine as principais características do Sionismo para garantir um alto desempenho em suas provas.

O Movimento Sionista: Introdução

O Movimento Sionista, também denominado de Sionismo, foi um movimento político que surgiu na comunidade judaica europeia, no final do século XIX. O Movimento defendia a formação de um Estado Nacional para os judeus na Palestina, território que é considerado sagrado para os hebreus.

O Movimento Sionista: Contexto Histórico

O Movimento Sionista surgiu em um contexto histórico marcado pelo crescimento do antissemitismo em toda a Europa. Foi justamente no final do século XIX que Theodor Herzl, jornalista húngaro, criou uma organização internacional que defendia a criação de um Estado Nacional para os judeus na Palestina. O movimento se expandiu por todo o mundo principalmente devido à publicação da obra O Estado Judeu, escrita por Herzl.

Ainda, historiadores afirmar que Herzl encontrou a sua inspiração para a sua obra e o seu movimento no caso Dreyfus, em que Alfred Dreyfus, oficial do exército francês, foi acusado de traição e, mesmo sem provas, foi sentenciado à prisão perpétua. O caso teve grande repercussão na Europa, uma vez que a motivação para a condenação foi o fato de Dreyfus ser judeu.

Com a grande receptividade da obra, Herzl organizou o Primeiro Congresso Sionista Mundial, na cidade de Basileia, na Suíça, no ano de 1897. Ao final do evento, foi determinado o envio de uma comissão ao território palestino,  com o objetivo de estudar a possibilidade de ocupação de parte daquela região.

Posteriormente, no ano de 1917, a Inglaterra assinou a Declaração de Balfour, com o objetivo de declarar publicamente o seu apoio ao Movimento Sionista. No entanto, a criação de Estado judeu na Palestina não se consolidou naquele momento devido à presença da população árabe na região.

O Movimento Sionista: Segunda Guerra Mundial

O Movimento Sionista se intensificou entre os anos de 1920 e de 1940 . Isso porque, as perseguições aos judeus, que já ocorriam antes da Primeira Guerra Mundial, se consolidaram com o fim do conflito, especialmente  com a ascensão do Nazismo ao poder.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o consequente fim do Holocausto, os países membros da ONU optaram por tornar viável a criação do Estado Judeu, que recebia o nome de Estado de Israel.

O Movimento Sionista: Críticas

O movimento sionista é alvo de diversas críticas até os dias de hoje. Isso porque, a criação de Israel ocasionou uma série de embates no Oriente Médio, especialmente entre árabes e judeus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.