História Geral: o Mercantilismo

Um resumo para as suas provas

Mercantilismo: aquilo que você precisa saber para as suas provas

Você sabe o que é o mercantilismo?

Esse tema é cobrado com muita frequência em questões de história dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor formar possível para as suas provas, o artigo de hoje separou um resumo com tudo que você precisa saber sobre o mercantilismo. Confira!

Mercantilismo: introdução 

Recebe o nome de Mercantilismo o conjunto de práticas econômicas e de práticas sociais que se destacavam na Europa, durante o século XV. O referido século se encontra dentro da Idade Moderna.

Mercantilismo: características

A principal prática difundida pelo Mercantilismo era a ideia de que uma nação deveria ter a sua fonte de riqueza no comércio com o mercado exterior. Dessa forma, é nessa época que as chamadas Grandes Navegações surgem.

Além disso, nessa época, os países europeus aumentam ainda mais a intensidade de seus comércios e de suas redes de relações e intercâmbios de mercadorias. Dentre elas, podemos citar o controle pelo Estado da economia.

Na época, predominavam fortes monarquias. Dessa forma, os reis eram também os responsáveis pelo controle da economia de seus países e tinham o poder de comandar expedições em busca de recursos e o poder de decidir como a riqueza seria gasta.

A segunda característica comum durante o referido período é a balança comercial favorável. Essa prática consista na ideia de que um país deveria exportar mais do que importar (ganhar mais do que gastar). Dessa maneira, a balança comercial estaria sempre favorável, mantendo o Estado longe de dívidas.

O metalismo, ideia de que a riqueza de uma nação deveria ser medida pela quantidade de metais da mesma, também é uma forte característica do Mercantilismo. Essa ideia fez com que os países europeus buscassem explorar o continente recém descoberto, a América, para buscar metais procurais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.