História: veja os tópicos que serão cobrados pelo ENEM 2023

Todos nós sabemos que a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, aborda diversas questões de história. Elas são cobradas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, no primeiro dia de aplicação do exame.

Contudo, a disciplina de história é longa e cheia de detalhes, o que torna difícil o seu estudo por completo. No ENEM, a matéria é dividida em duas áreas, história geral e história do Brasil, e questões sobre as duas estão presentes no exame.

Dessa forma, para te ajudar a estudar de uma maneira eficiente para o ENEM 2023, o artigo de hoje separou um resumo com tópicos de história geral que podem ser cobrados pelo ENEM. Confira!

O Iluminismo

O Iluminismo foi um movimento que surgiu no século XVIII, o “Século das Luzes”, e  provocou intensas transformações culturais, intelectuais e científicas em todo o continente europeu. É importante ressaltar que a principal característica do Iluminismo é a defesa do uso da razão, já que os intelectuais do Iluminismo defendiam o predomínio da razão sobre a fé.

A Primeira Revolução Industrial

O termo “Primeira Revolução Industrial” é usado para denominar o período no qual, partir do século XVIII, a Inglaterra sofreu mudanças em seu sistema de produção.

Os principais produtos produzidos pelas máquinas das fábricas inglesas durante a Primeira Revolução Industrial foram os tecidos. Dessa maneira, as principais matérias-primas utilizadas eram a lã e o algodão.

Além disso, é válido destacar que o surgimento da Primeira Revolução Industrial foi o responsável pela criação de um modelo de sociedade pautado em relações de produção típicas do sistema capitalista, as quais eram marcadas pela presença da propriedade privada dos meios de produção e do trabalho assalariado.

O Fascismo

O Fascismo é um tópico de história geral muito abordado pela prova do ENEM, ao lado do regime nazista.

O termo “Fascismo” é usado para denominar um movimento de manifestações extremista que surgiu no início da século XX, com o fim da Primeira Guerra Mundial.

Criado pelo italiano Benito Mussolini, o Fascismo foi um movimento político e social que usava de uma retórica populista para persuadir a população. Com a popularidade alcançada, esse regime de cunho nacionalista, antiliberal e antissocialista acabou somente no ano de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial.

O termo “fascismo” possui a sua origem na palavra do latim fascio (feixe), já que o símbolo fascista era o fascio littorio, um machado envolvido em um feixe de varas. O objeto era usado pelo Império Romano como um símbolo de união.

O Antigo Regime

Outro assunto extremamente abordado pela prova do ENEM e que pode aparecer também na próxima edição do exame é o Antigo Regime.

O Antigo Regime foi sistema político e social que vigorava na França desde o século XVI e que foi abandonado com a eclosão da Revolução Francesa, em 1789. Além de uma economia mercantilista, a sociedade do Antigo Regime era caracterizada por uma estrutura social rigidamente hierárquica. Na época, a sociedade era dividida em três estados: o clero, a nobreza e o terceiro estado. O monarca, que governava com poderes absolutos, ficava acima dos grupos mencionados na sociedade.

A Revolução Francesa

No século XVIII, a França enfrentava uma grave crise econômica, causada principalmente pelos gastos excessivos do Absolutismo Monárquico no país.

Em 1789, o povo e a burguesia decidiram lutar contra o governo absolutista de Luís XVI. No dia 14 de julho, acontece a Tomada da Bastilha e, quando a República Francesa é proclamada e o rei é condenado à morte, a Revolução Francesa atinge o seu objetivo principal: colocar um fim ao Absolutismo Francês. 

Quais são os tópicos de história mais cobrados pelo ENEM?

Além dos tópicos que mencionamos, existem outros temas de história geral que você não pode deixar de estudar para o ENEM, uma vez que eles são cobrados com muita frequência pelas questões da prova. Confia quais são eles a seguir:

Utilize o resumo que separamos para você para direcionar os seus estudos e garantir uma boa pontuação na prova do ENEM 2023.

ENEM 2023: principais datas

As inscrições para o ENEM 2023 poderão ser realizadas a partir do dia 5 de junho de 2023 e os candidatos terão a oportunidade de se inscrever até o dia 16 do mesmo mês.

As provas do ENEM 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Confira a divisão a seguir:

  • 05 de novembro, das 13h às 19h: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação;
  • 12 de novembro,  das 13h às 18h30: 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.