História Geral: a Guerra dos Camponeses

Um resumo completo

Guerra dos Camponeses: um resumo completo sobre a revolta

O termo “guerra dos camponeses” é usado para definir uma revolta organizada pela população que trabalhava no campo na primeira metade do  século XVI.

O assunto é abordado por questões de história geral dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM.

Dessa maneira, para que você possa se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a guerra dos camponeses. Confira!

Guerra dos Camponeses: introdução

A Guerra dos Camponeses, também denominada de Revolta dos Camponeses, aconteceu entre os anos de 1524 e 1525, na primeira metade do século XVI, durante a Idade Moderna.

A revolta, que recebeu o nome de Der Deutsche Bauernkrieg em língua alemã, aconteceu nas regiões do Sacro Império Romano-Germânico.

Guerra dos Camponeses: características

A Guerra dos Camponeses foi causada por uma série de fatores relacionados às péssimas condições sociais em que os camponeses da época eram obrigados a viver.

Devemos nos lembrar que, na época, os trabalhadores do campo não possuíam direitos trabalhistas e, dessa forma, eram constantemente vítimas de explorações.

Ainda, podemos adicionar ao contexto de revoltas por motivos econômicos e sociais as motivações religiosas que também provocaram a Guerra dos Camponeses.

Thomas Dreschel, Mark Thomas Stübner e Nicholas Storch passaram a propagar uma doutrina radical e que já havia sido rejeitada pelo próprio Martinho Lutero, de quem eles afirmavam que eles seguidores.

Assim, os camponeses decidiram se revoltar contra os seus empregadores no campo, motivados por novos ideais religiosos.

Guerra dos Camponeses: desfecho 

A Guerra dos Camponeses não conseguiu atingir os seus objetivos principais. Isso porque, a repressão realizada pelos aristocratas contra a população foi intensa e violenta. Ainda, os primeiros possuíam armas muito melhores e estavam muito mais preparados.

Assim, podemos dizer que a Guerra dos Camponeses falhou, provocando a morte de um terço dos participantes do movimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.