História Geral: a Guerra Civil Espanhola

Um resumo completo sobre o conflito

Guerra Civil Espanhola: um resumo completo

O termo “Guerra Civil Espanhola” é usado para denominar um conflito que ocorreu na Espanha entre os anos de 1936 e 1939.

O assunto é abordado com frequência por questões de história geral dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre a Guerra Civil Espanhola. Confira!

Guerra Civil Espanhola: introdução

A Guerra Civil começou no ano de 1936 e terminou no ano de 1939. O conflitou envolveu dois grupos principais, os nacionalistas e os republicanos, que lutavam pelo poder espanhol.

Nas vésperas do conflito armado, a Espanha estava totalmente dividida entre os dois grupos, os quais possuíam ideias opostas.

Guerra Civil Espanhola: antecedentes históricos

Uma tremenda crise econômica e política afetava fortemente a Espanha desde o inicio do século XX. Ainda, a população se revoltava constantemente devido à incapacidade do governo monárquico em resolver os problemas causados pelo atraso econômico.   

Em 1931, uma revolta popular derrubou o governo e uma república foi instaurada. Porém, medidas adotadas pelo novo sistema de governo dividiram a nação entre conservadores (representados pelos nacionalistas) e grupos de esquerda (os republicanos). Nesse cenário, uma série de conflitos veio à tona, resultando em uma Guerra Civil.    

Guerra Civil Espanhola: características

O termo “republicanos” era usado em referência aos grupos democráticos e de esquerda, como os comunistas e os anarquistas. Os nacionalistas, por sua vez, eram os direitistas comandados por Francisco Franco.   

A partir de 1931 até 1936 a Espanha viveu o caos, em que grupos formados por radicais destruíram templos, realizavam ataques violentos e invadiam propriedades. 

Em 1936, diante de tanto descontrole, os republicanos se organizaram e colocaram Manuel Azanã na presidência do país.

Porém, pouco tempo depois, o general Francisco Franco liderou o exército e os nacionalistas contra o governo, colocando início à Guerra Civil Espanhola em julho de 1936.

Franco venceu a guerra. Porém, essa foi a responsável pela morte mais de milhão de pessoas em três anos de conflito.

O sistema de governo implantado pelo ditador depois do fim do conflito ficaria conhecido como “franquismo”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.