História do Brasil: o governo de Washington Luís

O governo do último presidente da República Velha

Governo de Washington Luís: um resumo completo

O governo do presidente Washington Luís aconteceu entre os anos de 1926 e 1930, quando ocorreu a Revolução de 1930.

Os seus feitos e o contexto histórico de seu governo podem ser abordados por questões de história do Brasil dentro das mais variadas provas do país, com um forte destaque para os vestibulares e determinados concursos públicos.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o governo de Washington Luís. Confira!

Governo de Washington Luís: introdução

Washington Luís governou entre os anos de 1926 e 1930, sendo o último presidente do período da história do Brasil conhecido como “República Velha”, termos criado por Getúlio Vargas para definir a fase que tinha ocorrido antes dele.

O seu governo terminou com o acontecimento da Revolução de 1930, que seria a responsável por colocar Vargas no poder.

Governo de Washington Luís: características 

Washington Luís foi um presidente que pensou em modernizar o Brasil, sendo o responsável pelo lema “governar é construir estradas”. Dentre os seus feitos nesse sentido, podemos destacar a construção da estrada Rio-São Paulo.

O presidente também melhorou a situação política do país, uma vez que determinou o fim do estado de sítio, que havia sido implementado pelo presidente anterior, Artur Bernardes.

Governo de Washington Luís: crise econômica

O governo de Washington Luís foi caracterizado pela presença de uma forte crise econômica no país, uma vez que a Crise de 1929, conhecida simplesmente como Crise de 29, afetou fortemente o Brasil.

Devido à crise, os cafeicultores brasileiros encontraram fortes perdas em seus lucros e, diante da falta de ajuda do presidente nessa situação, eles retiraram todo o apoio a Washington Luís.

Governo de Washington Luís: eleições de 1930

Outro problema que aconteceu no governo de Washington Luís foi a quebra da denominada “política do café com leite”, uma vez que o presidente apoiou a eleição de um paulista, quando deveria ter apoiado a eleição de um indivíduo do estado de Minas Gerais para manter a política.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.