O Governo de Venceslau Brás: um resumo completo
Venceslau Brás Pereira Gomes, conhecido simplesmente como Venceslau Brás, foi o nono presidente da República do Brasil.
O seu governo é alvo de questões de história do Brasil dentro das mais variadas provas do país, como alguns concursos públicos, vestibulares e a prova do ENEM.
Dessa maneira, para que você consiga compreender o governo de Venceslau Brás corretamente, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema. Confira!
O Governo de Venceslau Brás: definição
O futuro presidente Venceslau Brás nasceu no estado de Minas Gerais, em fevereiro do ano de 1868. Ao longo de sua vida, ele atuou em diversos tipos de cargos políticos e importantes.
Venceslau Brás se tornaria presidente do Brasil após ser eleito durante as eleições de 1914, em que ele derrotou o candidato Rui Barbosa. O seu mandato se inicia no mesmo ano e o presidente ficaria no cargo até o ano de 1918.
O Governo de Venceslau Brás: antecedentes históricos
O governo de Hermes da Fonseca antecedeu o mandato de Venceslau e foi caracterizado por momentos de importantes conflitos e tensões entre diferentes classes políticas. Podemos citar, por exemplo, a ocorrência de embates em diversas partes do Brasil e o uso do estado de sítio pelo presidente.
Dessa forma, dentro desse contexto tenso, as oligarquias, que estavam sendo afetadas pelas decisões de Hermes da Fonseca, apoiaram Venceslau Brás para que ele assumisse o cargo de presidente.
O Governo de Venceslau Brás: Primeira Guerra Mundial
Venceslau Brás assumiu o poder em um contexto muito tenso: após a eclosão da Primeira Guerra Mundial, conflito conhecido também como Grande Guerra.
Os impactos do conflito foram sentidos no Brasil especialmente na forma de uma forte crise econômica. Ao mesmo tempo, diversas greves de operários industriais aconteciam em todo o país. Dentre a principal greve, podemos destacar a chamada Greve Geral de 1917, motivada pela crise econômica e pela reivindicação de melhores condições de trabalho.
Diversas foram as consequências da entrada do Brasil na Grande Guerra, evento que aconteceria no ano de 1917. Dentre elas, podemos citar a queda nas importações e a eclosão de um surto industrial para suprir a falta de produtos industriais.
Ainda, além da Primeira Guerra Mundial, Venceslau Brás precisou enfrentar também a Guerra do Contestado, embate que envolveu Santa Catarina e o Paraná.