História do Brasil: o governo de Rodrigues Alves

A Revolta da Vacina e a anexação do Acre       

Governo de Rodrigues Alves: vai cair na sua prova!

Rodrigues Alves foi o quinto presidente da história da república brasileira, substituindo o seu antecessor Campos Sales.

O seu governo pode ser cobrado em questões de história do Brasil dentro de diversas provas, principalmente devido aos importantes eventos que aconteceram no período.

Dessa maneira, para que você possa se preparar para os seus concursos, vestibulares ou prova do ENEM, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o governo de Rodrigues Alves. Confira!

Governo de Rodrigues Alves: introdução

Rodrigues Alves foi o quinto presidente da república brasileira e esteve no poder entre os anos de 1902 e 1906, durante o período conhecido como “República Velha”.

Os anos do governo de Alves foram marcado por preocupações relacionadas à situação do saneamento básico brasileiro, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, capital do país na época.

A cidade apresentava diversos problemas devido ao acúmulo de lixo e à difusão de doenças, como a peste bubônica e a varíola.

Governo de Rodrigues Alves: investimentos

Na época do governo de Rodrigues Alves, os lucros com a exportação da borracha e o aumento de recursos estrangeiros no país fizeram com que o presidente tivesse recursos para investir na modernização da capital do país, com o objetivo de resolver os problemas presentes na mesma.

Assim, investimentos foram direcionados para a construção de portos e de avenidas. Porém, um grande problema foi encontrado pelo governo: para que as obras pudessem acontecer, muitas casas e cortiços humildes teriam que ser destruídos (e foi exatamente isso que aconteceu).

Governo de Rodrigues Alves: Revolta da Vacina

Um dos grandes acontecimentos do governo de Rodrigues Alves foi a Revolta da Vacina, rebelião que aconteceu no Rio de Janeiro.

Em 1904, o sanitarista Oswaldo Cruz havia criado a Lei da Vacinação Obrigatória, com o objetivo de vacinar a população contra a varíola. Porém, após violentas manifestações, a lei em questão foi modificada e a vacina tornou-se opcional.

Governo de Rodrigues Alves: o estado do Acre

A anexação do estado do Acre ao território brasileiro também aconteceu durante o governo de Rodrigues Alves.

A formalização da anexação aconteceu em 1903,  com a assinatura do Tratado de Petrópolis. Na época, o Brasil entregou 2 milhões de libras esterlinas ao governo da Bolívia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.