O Governo de Campos Sales: um resumo

O Governo de Campos Sales: tudo sobre o período

O governo do presidente Campos Sales foi marcado pela crise econômica e pela criação da Política dos Governadores.

Dentre outros fatores, o assunto é extremamente cobrado pelas principais provas do país especialmente porque é durante o mandato de Campos Sales que a chamada República Oligárquica se consolida.

O Governo de Campos Sales: Introdução

Manuel Ferraz de Campos Sales nasceu no dia 15 de fevereiro de 1841, na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Aos 22 anos, se formou em Direito na Faculdade de Direito de São Paulo (USP).

Campos Sales participou da fundação do Partido Republicano, no ano de 1872. Ao longo de sua vida, foi eleito várias vezes vereador e deputado. Durante a República, proclamada em 1889, foi eleito ministro da Justiça. No ano de 1890, foi eleito senador. Em 1895, por sua vez, seria escolhido para ocupar o cargo de presidente (cargo que hoje é chamado de “governador”) do Estado de São Paulo de 1895 a 1897.

Campos Sales seria então eleito presidente após o governo de Prudente de Morais. O seu mandato se inicia no ano de 1898 e termina em 1902.

O Governo de Campos Sales: Contexto Histórico

Em 1898, ano em que Campos Sales assume a presidência, o Brasil se encontrava no meio de uma grande crise econômica, acompanha por uma alta inflação e por uma desvalorização da moeda. Isso porque, os problemas políticos e econômicos causados pela má gestão dos governos anteriores, haviam agravado a dívida externa brasileiro e desvalorizada a moeda. Ainda, a situação se agravou com a queda dos preços do café no mercado internacional, que ocorreu no fim do século XIX.

Assim, podemos afirmar que a primeira medida promulgada por Campos Sales visava solucionar a crise vigente.

O Governo de Campos Sales: Características

Campos Sales assumiu o governo em 15 de novembro de 1898 e permaneceu no cargo até o dia 15 de novembro de 1902. Duas das principais características do seu mandato foram o aumento dos impostos e o controle dos salários do funcionalismo.

Como afirmado anteriormente, Campos Sales buscava enfrentar a crise econômica. Assim, o presidente viajou para a Europa, no ano de 1889, com o objetivo negociar a dívida externa brasileira. Campos Sales conseguiu um acordo com os banqueiros internacionais que ficaria conhecido como funding loan.

O acordo previa que o Brasil receberia um empréstimo de 10 milhões de libras para sair da crise vigente e que teria um prazo de 10 anos para devolver o dinheiro. Além disso, o funding loan estabelecia também que a dívida externa que assolava o país poderia ser paga em um prazo maior e não naquele mesmo ano.

Porém, o acordo não foi isento de atitudes por parte do Brasil: o governo de Campos Sales concordou em entregar as rendas das alfândegas dos portos brasileiros, do serviço de água do Rio de Janeiro e da Central do Brasil para os banqueiros como garantia.

Além do funding loan, outras medidas foram tomadas para controlar os gastos públicos. O ministro da fazenda do Governo Campos Sales, Joaquim Murtinho, decretou a suspensão das obras públicas, o fim dos investimentos nas indústrias brasileiras, o aumento de impostos e o corte/congelamento de salários.

É claro que as decisões não foram bem vistas pela população, que passou a não apoiar o governo de Campos Sales. Porém, as medidas ajudaram na valorização da moeda brasileira.

O Governo de Campos Sales: Política dos Governadores

O governo de Campos Sales foi caracterizado também pela chamada Política dos Governadores. Essa medida foi a responsável por estabelecer os fundamentos de um grande acordo político, no qual as oligarquias dos diversos estados brasileiros, liderados por São Paulo e Minas Gerais, permaneceriam no poder durante longos anos. Historiadores afirmam que esse foi o acordo que permitiu o início da chamada República Oligárquica.

O Governo de Campos Sales: Fim do mandato

Campos Sales saiu da presidência com um índice de popularidade muito baixo. Entre os principais fatores que contribuíram para a impopularidade do presidente, podemos citar o aumento dos impostos, o congelamento dos salários, a interferência das oligarquias na política e o aumento no poder dos coronéis.

O seu sucessor seria Rodrigues Alves que assumiu a presidência no dia 15 de novembro de 1902.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.