Tipos de Cidades: resumo para ENEM e vestibulares

Confira!

Geografia: os Tipos de Cidades

Existem diversas categorias que podem ser usadas para classificar as cidades, cada qual com as suas características peculiares.

Os tipos de cidades podem ser abordados por questões de geografia dentro das principais provas do pais, com um destaque para os vestibulares e a prova do ENEM.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o assunto. Vamos conferir!

Tipos de Cidades: introdução

Como mencionado, o termo “cidade” é utilizado para definir a sede de um determinado município. Existem cidades em todos os países do planeta e cada uma delas pode ser classificada de uma determinada forma.

Vamos conhecer, a seguir, alguns dos principais tipos de cidades.

Tipos de Cidades: as cidades planejadas

O termo “cidades planejadas” é utilizado para definir cidades que surgiram a partir do planejamento por meio de um plano piloto.

Dessa maneira, todos os detalhes das cidades consideradas “planejadas” foram pensados e planejados com antecedência, como as suas ruas, a disposição de seus prédios, a sua localização e tantas outras características.

Dentre os principais exemplos de cidades planejadas no Brasil, podemos a cidade de Brasília.

Tipos de Cidades: as cidades naturais

Outro possível tipo de cidade é aquela considerada “natural”. Essa categoria engloba as cidades que surgiram de forma espontânea, ao contrário das cidades planejadas. Dessa maneira, essas cidades não foram concebidas a partir de um plano piloto.

Devemos destacar que parte significativa das cidades do mundo são consideradas “cidades naturais”.

Tipos de Cidades: as cidades globais

As cidades globais, também chamadas de cidades mundiais, são aquelas considerada grandes e importantes centros de influência em escala mundial.

Dentre os principais exemplos, podemos citar a cidade de Londres.

Tipos de Cidades: as metrópoles

Uma cidade é considerada uma metrópole quando ela é extremamente desenvolvida e influente. Assim, existem cidades em torno dessa que dependem dela em diversos aspectos, com um destaque para aquele econômico.

Podemos citar como exemplos de metrópoles a cidade de New York, nos Estados Unidos, e São Paulo, no Brasil.

Tipos de Cidades: as megalópoles

As cidades, podem ainda, ser classificadas como “megalópoles”.

As megalópoles são cidades muito urbanizadas e que exercem uma grande influência sobre outros centros urbanos.

O conceito foi mencionado pela primeira vez na década de 60, quando um estudioso americano utilizou essa classificação para se referir às cidades estadunidenses de Boston, New York e Washington.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.