História do Brasil: o governo de Floriano Peixoto

O Governo de Floriano Peixoto: um resumo sobre o assunto

Marechal Floriano Peixoto foi o segundo presidente do Brasil, assumindo a presidência no ano de 1891.

O tópico é abordado com grande frequência por questões de história do Brasil em diversas provas, com um destaque para a do ENEM, a dos vestibulares e a dos concursos militares. 

O Governo de Floriano Peixoto: Introdução 

O governo do Marechal Floriano Peixoto faz parte, ao lado daquele do Marechal Deodoro da Fonseca, da chamada República Espada, período que se inicia no ano de 1889. 

Floriano Peixoto, que ficaria conhecido como Marechal de Ferro, foi o responsável pela consolidação da república brasileira, fato que pode ser observado com a promulgação da primeira Constituição Republicana, no ano de 1891.

O Governo de Floriano Peixoto: Características

O governo de Floriano Peixoto se inicia no ano de 1891 e termina no ano de 1894. Como mencionado, Floriano foi o responsável pela consolidação de inúmeras transformações no país, aliadas aos interesses da república.

Ainda, foi em seu governo que ocorreu a promulgação da segunda Constituição brasileira: a Constituição de 1891. As novas legislações previstas por essa Carta foram de extrema importância para o surgimento de mudanças no país. Em primeiro lugar, era previsto o fim do voto censitário (por renda), a instituição do casamento civil, a separação entre Estado e Igreja e a extinção do poder moderador.

O Governo de Floriano Peixoto: Revoltas

O contexto histórico do governo de Floriano era extremamente conturbado, marcado por diversas disputas políticas e sociais. 

Em primeiro lugar, o Marechal adotou, em seu governo, medidas populistas. Porém, essas desagradaram a elite latifundiária, que almejava uma maior participação na política. Ainda, outro grupo era contra a presidência de Floriano: os federalistas. 

Os conflitos resultariam na eclosão, em 1893, da Revolução Federalista. A revolta, que só terminaria no ano de 1895, contaria com a participação de dois grupos: os federalistas, chamados de maragatos, e os republicanos, chamados de pica-paus. Os federalistas estavam insatisfeitos com o governo de Floriano, uma vez que eram contrários ao sistema presidencialista (centralizado). O grupo almejava um governo federalista no Brasil, com maior autonomia para os estados brasileiros.

Floriano Peixoto não mediu esforços para combater os revoltosos, reprimindo os diversos embates de maneira extremamente violenta, o que geraria o seu apelido de Marechal de Ferro.

Outra revolta que seria violentamente reprimida por Floriano seria a Revolta da Armada, que se iniciou no ano de 1891. O conflito se iniciou porque a Marinha, ao contrário do exército, não apoiava o governo republicano. Ainda, os marinheiros exigiam aumento salarial e melhores condições de trabalho. 

A Revolta da Armada terminaria no ano de 1894, com a repressão das forças federais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.