UNICEF divulga estratégias para apoiar a educação infantil na pandemia

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), lançou duas estratégias para apoiar profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

A primeira é a iniciativa Deixa que Eu Conto, que lança o guia Guia de Possibilidades Pedagógicas, o qual visa aumentar o repertório dos professores dessas fases do ensino.

Esse programa apresenta atividades divididas por faixa etária e que têm como base a divisão feita pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de um guia para incentivar a alfabetização, portando diálogos, desenhos, jogos, danças e músicas para ser feitos coletivamente.

Você já pode acessar o guia clicando aqui.

Busca Ativa Escolar

A segunda estratégia é a Busca Ativa Escolar, que engloba painéis de dados na plataforma da Unicef.

Volta-se para gestores, educadores e o público interessado de modo geral, apresentando dados oficiais sobre exclusão e abandono escolares no Brasil, com informações de todas as regiões, estados e municípios.

Além disso, os usuários poderão saber mais sobre como a educação básica está no Brasil em meio à pandemia.

“Em novembro de 2020, mais de 5 milhões de crianças e adolescentes estavam sem acesso à educação, e aquelas entre 6 e 10 anos foram as mais afetadas pelo ensino remoto. Por isso, é essencial seguir investindo na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, facilitando o acesso de educadores e famílias a materiais de qualidade, e realizando a busca ativa de cada menino, cada menina que está fora da escola. Os dados disponibilizados na Busca Ativa Escolar serão importantes para diagnosticar a situação da educação nos municípios e estados, apoiando na tomada de decisões, na priorização das políticas públicas e na implementação de ações para garantir os direitos de crianças e adolescentes,” explica Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Já o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), disse que o isolamento social, assim como a falta de acesso à tecnologia e internet fez com que a evasão escolar disparasse.

“Por isso, a importância de uma busca ativa efetiva neste momento, mas não só isso. É preciso gerar atividades complementares que possam atender e dar sentido à escola. Porque o estudante só permanece se essa escola fizer sentido, der significado aos seus projetos, aos seus sonhos. A educação brasileira tem uma série de desafios que foram se acumulando historicamente e que precisam ser resolvidos para que, de fato, a gente tenha uma educação com qualidade social, uma educação para todos”, ressaltou.

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