Conheça as zonas térmicas da Terra 

As zonas térmicas da Terra são locais do planeta, representadas por meio de faixas, com diferentes incidências de radiação e iluminação solar. 

Elas são marcadas pelos seguintes paralelos:

  • Círculo Polar Ártico 
  • Trópico de Câncer 
  • Trópico de Capricórnio  

Por conta das zonas de iluminação e aquecimento é possível entender os climas do nosso planeta e compreender como se deu a ocupação humana na Terra. 

Além disso, a distribuição diversificada na quantidade de luz solar na superfície terrestre afeta diretamente a temperatura das regiões, assim como a formação das suas paisagens. 

As zonas térmicas da Terra são respectivamente:

  • Tropical ou intertropical: Entre os trópicos 
  • Temperada: Entre os trópicos e círculos polares 
  • Polar: Entre os círculos polares e os polos 

As zonas térmicas da Terra poderão aparecer em questões do Enem e demais vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Principais características das zonas térmicas da Terra

Selecionamos abaixo as principais características de cada uma das zonas térmicas da Terra, veja!  

Zona Tropical

A Zona Tropical ou Intertropical pode ser dividida de acordo com alguns autores entre Zona Tropical Norte que compreende a linha do Equador e o trópico de Câncer. 

E a Zona Tropical Sul, que fica localizada entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio. 

Zona Temperada

Pode ser dividida entre Zona Temperada do Norte, localizada entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico e a Zona Temperada Sul, entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. 

Os raios solares chegam a essa região de maneira inclinada, e por isso apresenta temperaturas amenas. Além disso, os dias são mais longos no verão e mais curtos no inverno, definindo bem as estações. 

Zona Polar

Compreende a Zona Polar Ártica e Zona Polar Antártica, conhecida também como Zona Glacial, apresentando temperaturas mais geladas devido à pequena incidência de raios solares. 

Os dias têm durações bastante diferentes, justamente por receberem raios solares de forma bastante inclinada. Em algumas regiões durante o inverno elas ficam meses sem luz solar, ao contrário do verão quando os dias são mais prolongados. 

Por que elas existem?

Dentre os vários fatores que possibilitam a existência de zonas térmicas, podemos destacar sobretudo:

  • A forma do planeta Terra;
  • A Inclinação do eixo da Terra;
  • Movimento de translação ao redor do Sol. 

Por praticamente ser esférico e levemente achatado nos polos, os raios solares não incidem no mesmo ângulo e intensidade em toda a superfície do planeta. 

Zonas Térmicas do Brasil

Grande parte do território do Brasil faz parte da Zona Tropical, localizada entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. 

Contudo, uma parte da região Sul do país esta compreende a Zona Temperada Sul, apresentando temperaturas mais baixas. Esta zona está localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre as Zonas Térmicas da Terra?

Não deixe de ler também – Geologia: O que são os dobramentos modernos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.