História do Brasil: a Regência Una de Diogo Feijó

Um resumo completo

A Regência Una de Diogo Feijó: um resumo para ENEM e vestibulares

O termo “Regência Una de Diogo Feijó” é usado para definir uma das fases do chamado “Período Regencial”, que começou com a abdicação de D. Pedro I, em 1831, e terminou em 1841, ano da ascensão ao trono de D. Pedro II, com o golpe da maioridade.

O assunto é abordado com muita frequência pelas principais questões de história do Brasil do país, com um destaque para aquelas presentes no ENEM e nos vestibulares.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a Regência Una de Diogo Feijó. Vamos conferir!

A Regência Una de Diogo Feijó: introdução

A Regência Una de Diogo Feijó aconteceu entre os anos de 1835 e 1837, sendo a a primeira das duas Regências Unas que aconteceram ao longo do Período Regencial.

Nesse período de dez anos, diversas regências foram aplicadas: a Regência Trina e as Regências Una com Diogo Feijó e Araújo Lima. Todas elas foram marcadas por instabilidades políticas e a busca pela união dos poderes e dos partidos até que o futuro D. Pedro II atingisse a sua maioridade e assumisse o poder.

A Regência Una de Diogo Feijó: características

No ano de 1835, a primeira eleição para escolher um regente único para o Brasil foi realizada. O padre Diogo Antônio Feijó venceu a disputa contra Antônio Francisco de Paula Holanda Cavalcanti. Feijó permaneceria no cargo até 1837.

Enquanto regente, Feijó enfrentou muitos problemas, desde a falta de apoio generalizada até a criação do Partido Regressista por grupos que realizavam oposição ao seu mandato. Apesar de algumas ações para manter o controle, ele enfrentou dois grandes conflitos: a Cabanagem e a Revolução Farroupilha, que aconteceram durante o seu governo.

A ordem do regente foi reprimir os movimentos com violência. Porém, essa resposta não foi bem aceita pela população e a alta rejeição terminou com a renuncia de Feijó em setembro de 1837.

A Regência Una de Diogo Feijó: a sucessão

Com o fim do governo de Feijó, Pedro de Araújo Lima foi escolhido sucessor. Araújo de Lima atuou como regente até o evento conhecido como “golpe da maioridade”, que culminou na ascensão de D. Pedro II ao trono e, consequentemente, no início do Segundo Reinado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.