Habilidades para negócios na reforma da educação

As habilidades para os negócios foram consideradas na reforma da educação, de acordo com o MEC. Saiba mais detalhes!

No Brasil são aproximadamente 920 cursos profissionais de pós-graduação, sendo 862 mestrados e 58 doutorados, as habilidades para negócios é uma importante vertente na reforma do Ensino Médio. De forma geral, o Sudeste é a região que mais oferece cursos (46%), seguida das regiões Nordeste (20%), Sul (19%), Centro-Oeste (8%) e Norte (7%), segundo dados da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Habilidades para negócios na reforma da educação

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o ensino médio está em processo de reestruturação para aprimorar os índices nesse campo. 

Reforma do Ensino Médio

A Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, e regulamentada pela Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018, traz a organização de eixos estruturantes para a oferta de itinerários formativos, onde destaca-se o eixo de empreendedorismo, além da ampliação da oferta de itinerários da formação técnica e profissional.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

De acordo com dados oficiais, para viabilizar ações nessa direção, o Ministério da Educação estabeleceu, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Acordo de Cooperação Técnica nº 12, de 15 de abril de 2021, que engloba várias ações aderentes à formação técnica e profissional. 

Empreendedorismo na escola

Pretende-se com a parceria difundir conteúdos e práticas de empreendedorismo e inovação entre professores e estudantes de todo o Brasil, destaca a Secretaria-Geral da Presidência da República. 

A tecnologia na educação

Para isso, será dado prioridade a conteúdos nos formatos digitais e que possam ser acessados pelo público-alvo de forma síncrona e assíncrona. Haverá ainda investimento das instituições parceiras na mobilização dos ecossistemas educacionais e de inovação, formados por gestores federais, estaduais e municipais da educação, bem como dos setores empresariais e de inovação para ativação de suas redes e, consequentemente, amplo alcance das iniciativas previstas nesta cooperação.

Novos modelos de governança regionais na educação

O Sebrae, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), também atuará junto às instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a construção de modelos de governança regionais, que favoreçam a aproximação e interação dos setores produtivos e de fomento, para construção de um ambiente propício ao fortalecimento do empreendedorismo e da inovação nos territórios, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República em sua plataforma oficial.

Habilidades para negócios – ensino superior

O Ministério da Educação (MEC) atua para incentivar as instituições de ensino superior a investirem na reformulação de seus cursos para melhor preparar os jovens ao mercado de trabalho, segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.