Guerra do Paraguai: curiosidades sobre o evento

Confira!

Guerra do Paraguai: curiosidades sobre o acontecimento

O termo “Guerra do Paraguai” é usado para denominar um conflito que envolveu o Brasil, a Argentina e o Uruguai, países que formaram uma aliança para lutar contra o Paraguai.

O embate, que aconteceu entre os anos de 1864 e 1870, tinha como objetivo principal impedir que o Paraguai anexasse territórios brasileiros e argentinos.

A Guerra do Paraguai é abordada por uma grande quantidade de questões de história do Brasil dentro de provas em todo o país, com um destaque para os vestibulares e o ENEM.

Assim, para que você possa ampliar os seus conhecimentos sobre o conflito, o artigo de hoje separou um resumo com curiosidades sobre a Guerra do Paraguai. Vamos conferir!

Dois lados da mesma moeda

Uma das curiosidades da Guerra do Paraguai envolve a condição do Paraguai, que era visto a partir de dois pontos de vista diferentes.

Um deles afirmava que o país era a maior potência da América do Sul. O outro, por sua vez, afirmava que o Paraguai era um país de economia fraca e dependente da agricultura.

Menores de idade participaram do conflito

A partir de uma determinada fase da guerra, o Paraguai começou a perder muitos soldados e a sofrer derrotas constantes. Nesse cenário, para tentar diminuir a falta de tropas e o número de derrotas, Solano López, que governava o Paraguai naquele momento, convocou menores de idade para participar da guerra. Alguns desses eram crianças que possuíam menos de 12 anos de idade.

O conflito que foi prolongado

Após a tomada de uma das principais bases do Paraguai, a Guerra do Paraguai poderia ter acabado. Porém, o governo brasileiro decidiu prolongar o conflito, uma vez que tinha o objetivo de capturar Solano López.

As consequências para a população paraguaia

Algumas pesquisas constataram que, com o fim da guerra e a derrota do Paraguai, a população paraguaia sofreu drásticas reduções. Mais da metade da população do país morreu no conflito.

Doenças

Parte significativa do número de mortes durante o conflito não aconteceu durante os combates, mas sim devido à doenças. A planície alagada deixou os soldados vulneráveis à várias doenças, como a cólera. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.