Guerra Civil Espanhola: o que você precisa saber sobre o evento

Confira!

Guerra Civil Espanhola: tópicos importantes que você precisa dominar sobre o evento

O termo “Guerra Civil Espanhola” é usado para denominar um conflito que ocorreu na Espanha entre os anos de 1936 e 1939.

O tema é abordado com frequência por questões de história geral dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Medio.

Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo com os tópicos de maior relevância sobre a Guerra Civil Espanhola que você precisa dominar. Confira!

Como a Guerra começou?

Entre os anos de 1931 e 1936, a Espanha viveu um verdadeiro caos político e social: grupos radicais realizavam ataques violentos e destruíam propriedades. 

Em 1936, diante de tanto descontrole, os republicanos decidiram organizar a ascensão de Manuel Azanã ao poder do país. Contudo, o general Franco não aceitou a decisão e liderou um grupo militar contra o governo, provocando o início da Guerra Civil em julho de 1936.

O Franquismo como consequência do conflito

O termo “franquismo” é usado para denominar o regime totalitário que foi instaurado na Espanha por Francisco Franco.

Franco assumiu o governo no ano de 1939, após o fim da Guerra Civil Espanhola e após a dissolução do governo democrático que estava em vigor até aquele presente momento. O início do seu governo é uma das principais consequências da Guerra Civil.

As ideologias envolvidas

A Guerra Civil Espanhola foi um conflito que envolveu dois grupos diferentes: os republicanos e os nacionalistas. De uma forma geral, podemos dizer que os dois grupos eram baseados em ideologias de direita e de esquerda.

Os republicados eram aqueles com uma ideologia de esquerda. Eles apoiavam a democracia e alguns membros apoiavam o comunismo.

Já os nacionalistas, por sua vez, eram conservadores e apoiavam a Falange Espanhola Tradicionalista. Francisco Franco era o líder dos nacionalistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.