Grécia Antiga: resumo para Enem e vestibulares

A Grécia Antiga foi uma civilização que dominou grande parte do Mediterrâneo há milhares de anos. Em seu auge sob a liderança de Alexandre, o Grande, governou grande parte da Europa e da Ásia Ocidental. 

Os gregos vieram antes dos romanos e grande parte da cultura romana foi influenciada pela grega. A Grécia Antiga formou a base de grande parte da cultura ocidental atual. 

Praticamente tudo que conhecemos, desde governo, filosofia, ciência, matemática, arte, literatura e esportes foi impactado pelos gregos antigos.

Períodos

A Grécia Antiga pode ser dividida em três períodos, são eles: 

Arcaico

O começo da civilização grega aconteceu em cerca de 800 a.C. até a introdução da democracia em 508 a.C. 

Esse período incluiu o início dos Jogos Olímpicos e a escrita de Homero sobre a Odisseia e a Ilíada

Clássico 

A maioria das pessoas pensam nesse período quando pensam na Grécia antiga. Atenas era governada por uma democracia e surgiram grandes filósofos como Sócrates e Platão. 

Além disso, as guerras entre Esparta e Atenas ocorreram nesse período. Ele terminou com a ascensão e a morte de Alexandre o Grande em 323 a.C. 

Helenístico

O período helenístico durou desde a morte de Alexandre o Grande até 31 a.C., quando Roma derrotou o Egito na Batalha de Ácio. O nome Helenístico vem da palavra grega “Hellas”, que é a palavra original para a Grécia. 

Atenas e Esparta

Atenas e Esparta foram as duas principais cidades-estados que governaram grande parte da Grécia antiga. Elas eram rivais e lutaram entre si nos conflitos da Guerra do Peloponeso. 

Em contrapartida, em algumas ocasiões, eles se uniram para proteger as terras gregas dos invasores. As culturas das duas cidades eram muito diferentes. 

Esparta se concentrava quase inteiramente na guerra e em como lutar, enquanto Atenas se concentrava nas artes e no aprendizado. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Grécia Antiga? Não deixe de ler também – Povos da Antiguidade: Conheça os assírios

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.