Grandes Navegações: o Pioneirismo Português - Notícias Concursos

Grandes Navegações: o Pioneirismo Português

Um assunto extremamente importante

O Pioneirismo Português: entenda tudo sobre o tema!

Portugal foi uma nação pioneira durante o desenvolvimento das Grandes Navegações, evento que caracteriza a passagem da Idade Média para a Idade Moderna

O tema é abordado com certa frequência pelas principais provas do país. Dessa maneira, é fundamental que você domine as características básicas do pioneirismo português nas Grandes Navegações. 

O Pioneirismo Português: introdução

Portugal foi um país pioneiro nas Grandes Navegações e na expansão marítima europeia. Esse fato influenciou, por exemplo, as expedições comandadas pelo país (incluindo aquela que chegaria ao Brasil). 

Diversos fatores contribuíram para o denominado “pioneirismo português”. Vamos conhecer, a seguir, alguns deles. 

O Pioneirismo Português: fatores

Diversos foram os fatores que possibilitaram o pioneirismo português na expansão marítima europeia. Dentre eles, podemos destacar as seguintes motivações: 

  1. A precoce formação do Estado Nacional português: enquanto a maioria dos países da Europa consolidava a formação dos próprios Estados nacionais somente nos séculos XV e XVI, Portugal já havia passado por esse processo no século XIV. De fato, a formação do Estado português aconteceu no ano de 1385,.
  2. Relativa paz interna: nos séculos XV e XVI, período em que ocorrem as Grandes Navegações, Portugal vivia sob uma relativa paz interna, caracterizada pela ausência de guerras e outros conflitos. Essa característica não era encontrada nas principais potências da época, como França e Inglaterra. 
  3. A presença islâmica na Espanha: a Espanha só se consolidaria como um Estado nacional no século XIV, depois de Portugal, devido a conflitos internos com islâmicos que viviam no local. Esse fator garantiu uma vantagem para os lusitanos. 
  4. Localização: Portugal possuía (e possui até hoje) uma localização geográfica privilegiada para a navegação, uma vez que era banhado pelo oceano, ao contrário do que acontecia com outros países europeus. 
  5. Apoio da burguesia: a burguesia portuguesa apoiou fortemente as Grandes Navegações, inclusive a partir de financiamentos. Isso porque, os burgueses tinham interesse na obtenção de lucros por meio da expansão do comércio.

O Pioneirismo Português: consequências

O pioneirismo português nas Grandes Navegações gerou uma série de consequências. Dentre elas, podemos citar:

  1. 1487: Bartolomeu Dias ultrapassa o denominado “cabo das Tormentas”, abrindo uma via de acesso para o oceano Índico. 
  2. 1498: Vasco da Gama chega às Índias
  3. 1500: a expedição liderada por Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?