GRANDE VITÓRIA é anunciada pelo SERASA com devolução de DINHEIRO, todos em choque

A Serasa é uma empresa que reúne dados de diversas outras empresas, bem como as pessoas físicas, sendo uma plataforma que presta serviços e que permite ao cliente consultar sua situação sobre uma possível negativação do seu CPF.

Sendo assim, a Serasa reforça ao consumidor diversas orientações, sendo uma delas sobre a possibilidade de reaver valores pagos por compras que não foram atendidas em sua totalidade.

Quais situações garantem a devolução do dinheiro? Confira orientações da Serasa

De forma geral, como consumidores, é importante estar cientes de nossos direitos e saber quando temos o direito de exigir a devolução do dinheiro em determinadas situações. Confira os principais cenários em que os consumidores podem garantir o reembolso de suas compras.

Produto com defeito

Em suma, quando adquirimos um produto que apresenta defeitos ou não funciona conforme o esperado, temos o direito de solicitar a devolução do dinheiro.

Seja um eletrônico com falhas, um eletrodoméstico que não está em pleno funcionamento ou qualquer outro item que não atenda às expectativas do consumidor, a lei protege o direito de reembolso nesses casos.

Serviços não prestados

Se contratarmos um serviço e ele não for realizado ou for executado de forma insatisfatória, podemos exigir o reembolso. Isso pode incluir serviços de reparo, manutenção, instalação, entre outros. Dessa forma, se a empresa não cumprir o contrato acordado ou não fornecer o serviço de acordo com o padrão esperado, o consumidor tem o direito de receber o dinheiro de volta.

Compras online

Ao realizar compras pela internet, o consumidor conta com o direito de se arrepender e solicitar a devolução do dinheiro em determinadas condições.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o prazo para desistência de uma compra online é de 7 dias corridos a partir do recebimento do produto. No entanto, é importante ressaltar que esse direito não se aplica a todos os casos, como em compras de produtos personalizados ou perecíveis.

GRANDE VITÓRIA é anunciada pelo SERASA com devolução de DINHEIRO, todos em choque
GRANDE VITÓRIA é anunciada pelo SERASA com devolução de DINHEIRO. Imagem: Canva

Publicidade enganosa

Se uma empresa veicular uma publicidade enganosa, induzindo o consumidor ao erro, o mesmo tem o direito de requerer o reembolso. Assim sendo, isso inclui informações falsas sobre as características do produto, seu desempenho, preço, entre outros aspectos que influenciam a decisão de compra. Por isso, é essencial que as empresas sejam claras e transparentes em sua publicidade, evitando promessas enganosas.

Venda não autorizada

De forma geral, se uma cobrança ou venda for realizada sem a autorização do consumidor, seja por fraude ou outro meio ilícito, o direito de reembolso é garantido.

Assim sendo, nesses casos, é importante entrar em contato imediatamente com a instituição financeira ou a empresa responsável pela cobrança não autorizada. Assim, relatando o ocorrido e solicitando o estorno do valor.

Conheça seus direitos

Conhecer os direitos como consumidor é fundamental para garantir uma experiência de compra segura e satisfatória. Haja vista, saber em quais situações podemos exigir a devolução do dinheiro nos dá a confiança necessária para tomar medidas adequadas quando nos deparamos com problemas em produtos ou serviços adquiridos.

Por isso, é importante estar atento aos prazos estabelecidos por lei e buscar sempre resolver a questão de forma amigável com o fornecedor. Contudo, caso não haja uma solução satisfatória, o consumidor pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor ou ao Poder Judiciário para garantir seus direitos.

Acompanhe o seu CPF na Serasa e analise propostas para renegociar débitos

É importante que o consumidor acesse a plataforma da Serasa para consultar o seu CPF, assim como outros birôs de créditos. Além disso, a Serasa também disponibiliza em sua plataforma a possibilidade de negociação por meio do Serasa Limpa Nome. Assim sendo, essa é uma relevante oportunidade para quem deseja manter suas finanças em dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.