GRANDE ALERTA GERAL para os brasileiros que deixam de declarar o IMPOSTO DE RENDA

Prazo para a declaração do Imposto de Renda termina nesta quarta-feira (31), às 23h59. Veja o que acontece com quem não declara.

Termina oficialmente nesta quarta-feira (31) o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda de 2023. Segundo informações da Receita Federal, os contribuintes têm até às 23h59 de hoje para realizar o envio. Mas o que acontece com o cidadão que é obrigado a entregar a declaração e mesmo assim não envia?

De acordo com o Fisco, as punições variam a depender de cada caso. Em algumas situações, o cidadão que não declara o Imposto de Renda pode ter que pagar uma multa, pode ter o seu nome sujo, pode ficar com o CPF irregular e em alguns casos pode até ser preso.

As possíveis punições

Multa

A punição mais comum para quem atrasa a entrega do Imposto de Renda é mesmo a multa. O valor mínimo desta cobrança é de R$ 165,74. A ideia é que o patamar cobrado seja de 1% ao mês, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda.

Caso o cidadão não pague a multa, a Receita Federal estará livre para fazer cobranças futuras. Assim, quando o contribuinte fizer a declaração nos próximos anos, certamente a dívida será descontada de uma possível restituição.

Nome e CPF sujos

Outro ponto de punição que pode impactar os brasileiros que não declaram o Imposto de Renda no prazo é ficar com o nome sujo na carteira de crédito. Esta é uma situação complexa porque ao ficar com o seu nome comprometido, o cidadão certamente ficará impedido de realizar uma série de ações como:

  • Abrir ou movimentar contas bancárias;
  • Tirar passaporte;
  • Pedir empréstimos;
  • Participar de concursos públicos;
  • Receber aposentadoria;
  • Comprar ou vender imóveis.

Prisão

Mas afinal de contas, quando é que um contribuinte pode ser preso por não declarar um Imposto de Renda? De acordo com analistas da área tributária, uma pessoa que não faz a declaração pode ser presa e condenada pela Justiça a uma pena que pode variar de seis meses a dois anos de prisão.

Entretanto, os mesmos analistas afirmam que a prisão só é comum quando o cidadão não declara e não paga a multa. A partir daí, o Fisco começa a olhar com mais rigor para este contribuinte. Quando se constata que existe uma sonegação orquestrada para tentar enganar a Receita Federal, o indivíduo pode ser preso.

Em condições normais, estes tipos de prisão são mais comuns quando envolvem grandes empresários, ou pessoas milionárias.

Declaração do Imposto de Renda

Em 2023, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda foi iniciado no dia 15 de março e está terminando neste dia 31 de maio. Segundo a Receita Federal, este foi o intervalo de tempo mais longo já concedido pelo Fisco para uma declaração.

Dados mais atualizados mostram que cerca de 500 mil brasileiros que têm obrigação de declarar o Imposto de Renda ainda não enviaram nada. Estas pessoas têm apenas mais algumas horas para realizar o envio da documentação.

Especialistas dizem que mesmo que o cidadão tenha alguma dúvida sobre o seu processo de declaração, é importante enviar tudo antes do final do prazo. Assim, ele vai conseguir corrigir algum erro mesmo depois do final do prazo, e não sofrerá nenhum tipo de penalidade.

Restituição do Imposto de Renda

Para os que já enviaram a documentação no início do prazo, a Receita Federal iniciou o processo de pagamento da restituição do Imposto de Renda deste ano. Nesta quarta-feira (31) estima-se que pouco mais de 4 milhões de brasileiros tenham recebido o saldo em suas contas.

Os pagamentos estão sendo feitos para os seguintes grupos:

  • 246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 2.464.031 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
  • 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 204.020 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.