Gramática no Enem: o que estudar para a prova

Os assuntos referentes à gramática da Língua Portuguesa costumam estar presentes em todas as provas de vestibulares ou exames de acesso ao ensino superior, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso, os vestibulandos precisam conhecer bem os aspectos sintáticos e formais do português. 

Em alguns vestibulares, a gramática é cobrada de forma direta, enquanto no Enem os assuntos gramaticais aparecem de forma diluída nas questões. Ainda assim, mesmo que em um contexto de interpretação textual, o exame cobra assuntos formais da língua. Veja abaixo o que estudar de gramática para o Enem!

Gramática do Português

Os assuntos de gramática costumam aparecer nas provas do Enem divididos entre os seguintes tópicos:

  • Fonética e fonologia; 
  • Morfologia; 
  • Sintaxe; 
  • Semântica; 
  • Estilística. 

No entanto, esses assuntos não aparecem de forma isolada. Desse modo, é fundamental estudar cada um desses aspectos da língua e seus desdobramentos de forma integrada, afinal é assim que eles se manifestam no português. 

Durante os últimos anos, os tópicos de gramática mais específicos com grande recorrência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias são: Pronomes; Colocação pronominal; Vocativo; Aposto; Artigo; Conjunção; e o Novo Acordo Ortográfico

Além disso, os estudantes devem estar atentos à concordância verbal e à concordância nominal, sempre com consciência do que é norma padrão da língua e quais manifestações fazem parte dos usos coloquiais. 

Já os tópicos que costumam trazer muitas dúvidas aos estudantes e nos quais o índice de erro costuma ser alto são o uso da vírgula, a ortografia das palavras, a acentuação gráfica (inclusive o uso do crase). A concordância verbal e nominal e as regras do Novo Acordo Ortográfico também costumam confundir os estudantes. 

Por isso, ao estudar a gramática do português para o Enem, é fundamental se ater a esses pontos e estudá-los de forma integrada.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.