Língua Portuguesa no Enem: assuntos que mais caem no exame

A Língua Portuguesa é o idioma oficial do Brasil e é o mais falado em todo o território. Desse modo, assuntos de português sempre são exigidos em grandes exames nacionais, inclusive no Enem, que possibilita o acesso de milhares de estudantes em cursos do ensino superior. 

As questões de Língua Portuguesa se inserem na prova da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, cuja aplicação acontece no primeiro dia do Enem.

Para conseguir um bom resultado nas questões de português do exame, é preciso ter atenção ao conteúdo programático definido pelo Inep. Além disso, focar nos assuntos mais recorrentes na prova ao longo das edições também ajuda a direcionar os estudos. 

O que mais cai na prova de Português?

O Enem é um exame muito focado na leitura e na interpretação de texto, e isso vale não só para a área de Linguagens. Portanto, o ideal é ler bastante e se dedicar a resolver exercícios de compreensão de texto. No caso da prova de Linguagens, a maior parte dos textos para interpretação serão literários. 

Outro tópico presente na prova é a variação linguística, cujas questões costumam aparecer no Enem de maneira bem contextualizada. O estudante deve saber as variedades da língua e deve entender as características da norma culta e da popular, além de entender sobre preconceito linguístico

Os gêneros textuais também são bastante presentes no exame. Para garantir uma boa nota, é preciso dominar as características dos gêneros textuais e conhecer também os tipos textuais. Todas as edições costumam apresentar questões sobre funções da linguagem e figuras de linguagem.

Dentro do tópico gramática da Língua Portuguesa, os assuntos mais recorrentes no Enem são: classes de palavras (principalmente verbo e pronome); estrutura e formação das palavras; e pontuação.

As questões sobre a literatura de Língua Portuguesa costumam exigir muita interpretação, mas também exigem conhecimento sobre as escolas literárias. As mais comuns são quinhentismo, romantismo, realismo e modernismo. No entanto, textos de autores modernistas são mais recorrentes.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.