Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Governo se prepara para lançar substituto do auxílio emergencial; veja o valor

Atualmente, os líderes do Governo e também membros do Ministério da Economia trabalham nas negociações com o Congresso para criação de um novo programa social ainda em 2020, com objetivo de substituir o auxílio emergencial. A expectativa é que a proposta seja enviada ao presidente Jair Bolsonaro ainda nesta semana.

O objetivo, a princípio, é elaborar um plano de medidas para cortar gastos, viabilizando, assim, a criação do novo programa. O Governo espera que após o segundo turnos das eleições municipais aconteçam avanços na agenda fiscal do governo, a fim de preparar o ambiente para apresentar a direção das políticas na próxima semana.

Segundo apurou o Estadão, já existe um consenso para que se não ultrapasse o chamado teto de gastos. Essa proposta deve ser inclusiva no parecer do relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) emergencial, senador Márcio Bittar (MDB-AC).

Além disso, há uma previsão de corte em isenções e subsídios tributários, uma nova política que deve chegar a R$ 307,9 bilhões em 2021, se não houver mudanças.

Medidas para financiar o programa

Renda Cidadã, programa de transferência de renda que substituirá o Bolsa Família, enfrenta dificuldades na captação de recursos. No momento, o Governo Federal estuda como obter o dinheiro necessário para custeio do programa, conforme informou o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal.

A declaração do secretário acontece logo após o senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) emergencial, afirmar que o custeio do Renda Cidadã partiria do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além da verba que seria encaminhada ao pagamento de precatórios (pagamentos de dívidas da União determinada pela justiça).

Desde quando foi anunciado, a proposta de criação do Renda Cidadã vem recebendo diversas críticas, sobretudo no que diz respeito ao uso do dinheiro que deveria pagar precatórios, levando a um entendimento de “calote” do governo federal.

No segmento de contrariedade a criação do programa, críticos dizem que o uso do dinheiro do Fundeb será um meio de “driblar” o teto de gastos, regra estabelecida para limitar os gastos do dinheiro público.

A retomada nas conversas sobre medidas de corte de gastos acontece em meio à divisão entre governo e parlamentares sobre a necessidade da extensão do auxílio emergencial até 2021, uma vez que, além de não haver uma definição sobre o novo programa social, a pandemia voltou a aumentar no país.

No entanto, segundo informações do ministro da Economia, Paulo Guedes, a prorrogação não deve acontecer. Segundo ele, ainda não há evidências de uma segunda onda do novo coronavírus no Brasil.

Veja também: Auxílio emergencial no valor de R$ 1.000 foi PROTOCOLADO; veja quem pode

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
70 Comentários
  1. Gil costa Diz

    Tenho 49 anos sou professora graduada e pós graduada, meu local de trabalho falou por ser escola particular.
    Hoje recebo o auxílio, mas prefiro um emprego, já coloquei vários currículos e nada.
    Tenho vários cursos,mas a experiência somente como professora aí fica difícil.
    Peguei uma parcela do auxílio investir em sandálias e vendo. Isso que está me ajudando.
    Gente eu quero trabalhar, mas está difícil, no Brasil os empresários só empregam jovens, pelo menos aqui em Belém é assim.

  2. NIZIA MEDEIROS RODRIGUES Diz

    Vamod orar que Deus muda a historia. Eu estou precisando fazer uma operação urgente, porque estando doente quem é autônoma nao é aposentada é mais difícil a sobrevivencia. Então quando nós não podemos agir tem um Deus todo poderoso que é só orar pedir pra ele. Que ele com sua misericórdia ele providência . Ele usa alguém que pode ajudar é só pedir confiar e adorar. Deus abriu as portas vou fazer minha operação a vista. Glória a Deus o Senhor seja louvado.x

  3. Ana Cristina Diz

    Gente isso é uma vergonha, mais vergonha ainda é quem defende e diz que esse ladrão do Lula é pelos pobres um homem que acabou com a economia do país, viciou o pobre com esse compra voto de bolsa família e até hoje e esse ladrão usa isso pra forjar eleitores, em vez de dá emprego e fazer a economia do país crescer,roubou,roubou,distribui dinheiro nosso com seus comparsas e toda sua quadrilha,porque PT não é partido é quadrilha, arruinou com as multinacionais ,Bolsonaro é um pobre coitado pego um abacaxi pra descascar.se brasileiro tivesse memória saberia como era o país antes do real ,moeda fraca,economia fraca,infração alta,toda hora troca de moeda e pacote econômico, o real foi um plano tão bom que o próprio Lula se aproveitou pegou o País com uma moeda forte e a Economia estável infração estável e a única coisa que fez foi fazer o pobre se endividar,roubar bastante seu filho que o diga um faxineiro virou um empresário ,acabou com o comércio enfim tudo que passamos hoje devemos a sua competência de roubar mais nada.

  4. Diana Jesus dos santos Diz

    A verdade é que o nosso país infelizmente não tem governante, tem um monte de sangue-sugas,o mais engraçado em tudo isso é que na política todo mundo esqueceu do COVID e foram pra as ruas fazer campanha eleitoral. Até quando vamos viver nessa ditadura onde esse presidente de merda só piora a nossa situação, onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre, até quando vamos viver nesse acomodismo?Será que vamos acordar ou deixar voltar a escravidão em nosso país? Prefiro morrer de COVID que de fome. Um país rico cheio de pessoas inteligentes, o Jair Bolsonaro merece que vamos pra ruas protestar, até quando vamos permitir filhos e pai na roubalheira? Estamos vivendo tudo novamente 😡. Estou indignada

  5. Cleide Rocha Diz

    As pessoas que foram demitidas em Janeiro e Fevereiro não recebem nada.
    O FGTS pq não liberam

  6. Renata Diz

    Tem muitos que não precisa.
    Tem os que não querem trabalhar.
    Tem a turma de 18 anos que pode ir trabalhar em supermercados, lanchonetes, vencedores etcs.
    Agora fica só os que realmente precisa .
    Tem muitas pessoas que nem querem trabalhar com registro na carteira só pra ficar pegado auxílio do governo…
    Eu trabalho de domésticas ganho um salário.
    Mais tem muito gente por aí que não quer trabalhar muito pra ganha pouco.
    Então tem que parar com esse auxílio e oferece uma vaga de emprego principalmente para essa turma de 18 anos .
    Não vem falarmos que não tem emprego não.
    Porque no supermercado tem simmmmm.

  7. Geraldo Magela Matoso Diz

    Nós temos que preocupar sim com a doença, esse vírus e nenhum outro não é brincadeira não. O auxílio emergencial acabou más o vírus não, o vírus sim! Acabou com muitas vidas, o que vai ser feito com tanta gente desempregada e essa doença que a cada dia mata mais e mais pessoas. Até agora não descobriu nenhuma vacina eficaz. Pessoas desempregadas sem auxílio e com essa pandemia o que vai ser gente? É preciso que o governo tome uma providência mais rápido possível.

  8. Romário Diz

    Que Jesus Cristo venha abençoar cada um de vocês,de forma generosa! Repreendendo todo mal na vida de cada um! Quem crê diga amém!🙏🔥♥️

    1. Cleide Rocha Diz

      Amém

      1. Maria das Graças Rosa Oliveira Diz

        Por que os trabalhadores informais que não são casados e nem tem filhos, não terão direito a esse novo AUXÍLIO EMERGENCIAL previsto pra janeiro de 2021?
        Eles comem, bebem, pagam aluguel, etc. Vão tirar dinheiro de onde??
        Aguardo resposta e explicação. Obrigada

  9. Kátia Regina Diz

    Enquanto isso quem foi demetido na pandemia não tem direito a mais duas parcelas do Seguro desemprego.
    Vergonha Brasil.

  10. Everton cardoso Diz

    Kkjkkk até o lula achou dinheiro para o bolsa família e novo governo não consegue dinheiro pra nada, sempre falando de cofre público ou dinheiro da união. Político não gera riqueza caramba não existe dinheiro da união ou público, quem gera dinheiro é o povo.

    1. Megaoffertas@gmail.com Diz

      Problema não é o Governo Bolsonaro é os Presidentes da câmara e do senado juntos com o STF que não deixa o Brasil andar pois eles não aceitaram até hoje que o Bolsonaro ganhou a eleição e é o Presidente de Todos.

      1. Felipe Diz

        Balela… Isso que vc tá falando!!! Não faz porque não quer!!! O Paulo Guedes, e um sangue suga, mostre ao a valorização salário dos último dias para os trabalhadores!!! Quem mais vem crescendo são as grandes empresas quê o apoiam!!!

    2. Lucrecia Diz

      👏👏👏👏👏

    3. Angela Diz

      Falou td agora …..Vergonha esse governo

  11. Gildeni senhorinha carvalho Diz

    Estou desempregada não consigo serviço, não pego bolsa família que eu não consegui,e não consegui o auxílio emergencial eu acho que para para o prorrogar tem que ter uma nova avaliação de cadastro, muitos estão precisando e não pega e o outro não precisa e tá pegando injusto isso.

  12. JOSE MARIA DOS SANTOS NETO Diz

    Tem que continuar a pagar o auxílio simmmmm

  13. Lucio Alvares Figueira Diz

    Nem todos que receberam as parcelas de 600,00 está o recebendo a de 300,00, é nem tidos estão recebendo as 4 de 300,00. Então está havendo grande economia nesta conta, estão mentindo e gastando bem menos do que dizem , a sobra desta conta enganosa vai para os cofres de quem !? É muita safadeza!

    1. Charles Diz

      O povo caíram na pegadinha do fica em casa gurme taí o resultado…temos q tomar cuidado sim… mais esse negócio de fechar tudo é burrice …a economia não pode parar!!!!
      Graças a Deus temos um presidente honesto!!!
      Já pensaram se tivesse na mão do Haddad já tinham falido o país!

  14. Eurípedes Diz

    Tem muitos aqui contra a ajuda do governo mas é a sim mesmo quem pode mamar nas tetas só os políticos filhos de políticos mãe irmãos irmãs pois quem precisa e muito os desempregados os que perderam seus sustento tem filhos já passando fome não pode receber uma miséria que o governo está tando agora vcs continua tratando desses políticos corruptos vcs tem que trabalhar pra eles mesmo pois são os puxa saco deles isso aí kkkk

  15. Thaina Diz

    Isso pq não acabou a primeira onda no Brasil, o povo acha que se não tá tendo morte é pq acabou, sai fazendo festa, indo pra lugares fechados e cheio de gente, não tão nem aí se vão morrer ou não, se vão contaminar alguém ou não

  16. Armando José Diz

    Q vergonha dona Maria, a Sra. Com certeza já votou ou aínda vota em políticos de direita ou de esquerda, isso não me importa, Coma torta, a questão é que a Sra. também Sustentou ou ainda Sustenta Parasitas. Okay!!!

  17. Armando José Diz

    Q vergonha dona Maria, se a Sra. Vota ou Votava Em políticos, ou de Eireita ou de Esquerda, tanto faz, isso não me importa… A questão é que a Sra. também Sustentou ou ainda Sustenta parasitas!!!

  18. Anelise Krueger Goetten Diz

    E nós aposentados e pensionistas como ficamos? Senhor Presidente nós também estamos precisando de ajuda. 😪

    1. Regina Diz

      Enquanto isso nós aposentados ficamos no esquecimento.
      Não é seu Jair messias Bolsonaro
      Até quando?

  19. Julio Diz

    Acabar com essa putaria de ficar sustendo filho de favelado, essas porras não param de fazer filhos e acham que é obrigação do país sustentar eles, só nesse país de merda mesmo.

    1. Leonardo masci Diz

      Concordo com vc júlio esse país é o cú do mundo , povo quer mamar na teta do estado sangue sugas

    2. Fodase Diz

      o seu retardado do caralho, ta achando que tá facil arranjar emprego?
      Você nem rico deve ser, deve andar de Onix e se achar o ricão mas é só um bigode de bosta.
      Depois que é assaltado e toma um tiro no meio da testa ainda tem gente pra ter dó.. cuzão

    3. Viviane Diz

      Tenha um pouco mais de respeito com as pessoas que moram no aglomerado. Algumas pessoas não precisam, mas tem muita gente que realmente precisam sim, pra quem paga aluguel então nem se fala, só aluguel é R$500 ou R$600, fora alimentação, então tenha um pouco de senso.

      1. Diana Jesus dos santos Diz

        Concordo e outra quem consegue alimentar uma família,com 600,00 reais? E as mães que tem filhos e criam sozinhas? Pq tem um monte de marmanjos que faz filho não assume e quer ser pai do filho dos outros se não cuidam nem dos seus, quem está recebendo o auxílio não tá mamando em teta o presidente não faz mais que obrigação afinal é um direito de todos e tem mais todo mundo de classe média e baixa deveria receber 1.200,00 pq eles pagam o auxílio e aumenta tudo nesse país é um direito nosso repito pois pagamos impostos.

    4. Fodase Diz

      Seu merda bastardo

  20. Julio Diz

    Esse Guedes é um demônio nazista.

  21. Júlio César Diz

    Tem muita gente que ta recebendo e não quer mais trabalhar, e só falo isto porque estou tento muitos exemplos, porque preciso de gente pra trabalhar e eles não querem por causa do auxílio nao sei se é em todas as cidades mais na que estou esta assim.

    1. Velho idiota Diz

      Só no seu mundo de fadas.. 600 reais é uma miséria ninguém vive com esse dinheiro, só sobrevive. Não conheço uma pessoa que não quer trabalhar ainda mais com o anúncio do fim do programa… pare de ser idiota e mentir

    2. Maycon Diz

      Eu estou louco por um emprego meu amigo, então entre em contato
      Comigo.

  22. Ivone lisiak corrona Diz

    Verdade É uma injustiça com os trabalhadores pois já estão velhos cansados esperando por uma aposentadoria e nada onde está o INSS que já comeu toda a contribuição dos trabalhadores tenho vergonha desse pais

  23. Cid Soares Diz

    Gastaria quê a OAB revisse para os bacharéis formados maiores de 65Anos

    À isenção dos exames da OAB 8u

  24. Marcia Diz

    Acho muito enjusto isso pois quem recebe boca não ter dereito pois um salário mínimo pra paga água luz aluguel e manter a casa e cruel demais já não recebi décimo.

  25. Neusa rodrigues Diz

    O ser humano nunca tá satisfeito com nada só sabem reclamar eu heim aff aff

  26. Rosângela Diz

    Ao invés do governo se preocupar com os preços de tudo que não param de subir, tá preocupado em gastar dinheiro, essa conta já chegou pra nós

  27. Fernando Diz

    Se cortarem os privilégios, que não são poucos, dos senhores políticos (deputados, senadores e afins), se cancelarem o fundo partidário, fundo pra campanhas eleitorais e outras regalias, com toda certeza vai sobrar dinheiro mais do que suficiente para o décimo-quarto salário dos aposentados, pensionistas e outros grupos, vai dar pra prorrogar o auxílio emergencial e ainda vai ficar na reserva do governo uma montanha de dinheiro pra fazer o que for necessário nas outras áreas da nossa sociedade.

  28. Andrea Pereira Diz

    Eu preciso do dinheiro..não tenho renda nenhuma.
    Todos nós precisamos.. tive uma trombose cerebral.

  29. luana Diz

    Porque o auxilio emergencial no valor de 300 reais; nem todos estao recebendo 300? Se o valor é 300 porque tem gente recebendo menos? onde está o restante desse dinheiro? conheço muita gente que não está recebendo 300 mais sim menos que isso. Sinceramente isso é uma injustiça.

  30. Carlos André de Souza maller Diz

    Aqui no rio de janeiro, pode se ver aglomerações e a maioria sem máscara em outros Países está com a segunda mais forte que a primeira, a coisa é séria perdi um enti querida minha avó para esse virus.

  31. Maria Teresa Estevam Barboza Diz

    Nosso governo tá sustentando tantos vagabundos e pra nós aposentados que vivemos só de sobra pque ex meu salário e mínimo mas recebo 628 reais pque já fiz vários empréstimos e agora :;:

    1. Armando José Diz

      Q vergonha dona Maria, se a Sra. Vota ou Votava Em políticos, ou de Eireita ou de Esquerda, tanto faz, isso não me importa… A questão é que a Sra. também Sustentou ou ainda Sustenta parasitas!!!

  32. Valdirene da Silva Santos Diz

    Porquê cartão ou meu alxilo não estou recebendo

  33. Marcela monção Calheiros Diz

    Tem que haver um protesto maior de todos os tempos.
    A população tá tomando bonito!!!
    Ódio desse país

  34. Vivi Martins Diz

    Quem ajudava os pobres era o Lula o bolsonarrio ajuda do ricos agora as pobraiada q colocou o bolsonarrio lá na presidência tem conforma com TD isso sem bolsa família sem auxílio sem merda nenhuma tem gente comendo e vivendo as custas do Lula até hj e foi vota em Bolsonaro então agora aguenta as consequências

    1. Carlos Diz

      É verdade,quem votou nesse homem tem que se ferrar e agora da essa merreca de auxílio e a mercadoria subindo todo dia ai ele da de um lado é tira do outro com júros e correção monetária,É a cambada dele só enchendo os bolsos

      1. Jefferson Ribeiro Diz

        Lula ajudou ele mesmo, não a mim e de quebra fez o maior rombo da história em relação a qualquer outro país do mundo, falta de conhecimento é uma coisa séria.

  35. Sergio Nunes Xavier Diz

    Esse governo que votei tá se perdendo de vez!!!

  36. Eliana Nazaré accioli verderosa Diz

    Eu estou muito preocupada pós moro só com meu neto de 15 anos a dispeza é um pouco pesada por que adolescentes come. E o meu neto estudar em escola pública. Moramos de aluguel e si não fosse a minha filha me dá quase todo o dinheiro me ajudando pra pagar o meu aluguel eu não saberia a onde mora tou sem trabalhalho ando muito a traz mas na minha idade e mas complicador e só tô vivendo desse auxílio mas Deus tá vendo tudo. E o meu neto só estudar não pode trabalhar ainda me ajudem pelo amor di deus 🙌🙏

  37. Sergio Nunes Xavier Diz

    Tão tentando mudar o nome de desindexar o salário do aposentado pra um mais bonitinho,semidesindexar o salário do aposentado,isso e roubar o aposentado para criar o bolsa cidadã ,tudo politicagem parece que não colou oq falou tirar do pobre para dar ao pauperimo TD sacanagem!!!

  38. Jessica Diz

    Uma falta de vergonha ate onde vamos muitas pessoas precisa desde dinheiro eu sou uma estou desempregada tenho três filhos pequenos

    1. Julio Diz

      Ta desempregada mas continua metendo né…3 filhos.

      1. Rebert Diz

        Vai se tratar otário.

  39. Afonso cunha Diz

    Não tem dinheiro pra continuar ajudando quem precisa mais tem dinheiro pra política

  40. Marli Marcirio Broering Diz

    E quem recebe somente o bpc não terá mais direito a nada somente o 1salario minimo

  41. Eli Ribeiro da cruz Ribeiro da cruz Diz

    Acabou o auxílio, acabou a política mh gente

  42. Ana Diz

    Não se tem como ser moderada chega de tantas mentiras

  43. Ana Diz

    Se não tem o que falar se cala não fica mentindo pra população não enganando é inventando assuntos bárbaros

  44. Julia Diz

    Apenas os Pt querendo deixas os vagabundos mais vagumbos e os país de familia que ganham apenas um salario os autónomos que tiveram ate 60% de sua renda diminuida que estao salarios resumindos os trabalhadores ficam a onde ?

    1. Cida Diz

      Vagabunda eh vc. Em plena pandemia vc vem falar. Cuidado c sua língua. Amanhã pode ser s familia

    2. Marcos Diz

      Vai te tomar no cu minua senhora!

    3. Adelaide Diz

      Não tem que discutir com petralhas são quase todos sem noção e limites já perderam agora é o Mito mesmo lulaladrso já se foi e não volta mais , ajudou os pobres ficarem mais pobres e desempregados e quebrou o País de tanto roubar com sua quadrilha. Só ignorantes e deslocados sem educação pra não ver isso.

  45. Eleneide Maria Ribeiro Diz

    E como ficam os aposentados neste final de ano? Quem ganha 3 salários. Não terá Natal para está população?

  46. Maria del carmen reyes romero Diz

    Quero saber porque nso recebo mais o meu auxilio

    1. C Diz

      O dinheiro é do povo o auxílio tem que continuar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.