Governo PROMETEU: FGTS Digital vai proporcionar BENEFÍCIO EXCELENTE

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), estabelecido pela CLT, abrange trabalhadores domésticos e de outras categorias

No último dia 27 de fevereiro, foi oficializado o lançamento do FGTS Digital por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM). Este é o mais recente sistema integrado, abarcando todas as esferas relacionadas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Isso significa que os empregadores agora têm à disposição uma facilidade aprimorada, possibilitando o recolhimento do Fundo de Garantia através do PIX. Para tornar isso possível, um QR Code será gerado no boleto, permitindo que o pagamento seja efetuado diretamente através do site bancário da empresa ou pelo aplicativo.

O que constitui o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), estabelecido pela CLT, abrange trabalhadores domésticos e de outras categorias. Sua criação remonta a 1966, garantindo aos trabalhadores uma reserva financeira em casos de demissão sem justa causa, entre outras situações específicas.

  • Vínculo com o contrato de trabalho: Os empregadores depositam 8% do salário mensal do trabalhador na conta da Caixa Econômica Federal;
  • Saque em diversas modalidades: O trabalhador pode sacar o FGTS em diversas circunstâncias, como demissões sem justa causa, aposentadoria, aquisição de imóvel, etc.;
  • Correção monetária: A correção é realizada pela Taxa Referencial mais juros, garantindo a rentabilidade do saldo;
  • Investimentos: O FGTS é utilizado para investir em diversos produtos financeiros, como ações e fundos de investimento.

O que é o FGTS Digital?

O FGTS Digital é um sistema inovador que visa simplificar a gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, tanto para empregados quanto para empregadores, substituindo a antiga GFIP, guia mensal do Fundo.

Funcionalidades incluem:

  • Cálculo automatizado do FGTS: A plataforma realiza automaticamente o cálculo do valor a ser depositado, reduzindo erros e agilizando o processo.
  • Pagamentos online: O pagamento via FGTS Digital é feito online, por meio de diversos bancos, eliminando a necessidade de guias impressas.
  • Consulta de extrato e saldo: Extrato e saldo podem ser consultados online, através do site oficial da Caixa Econômica ou do aplicativo Caixa Tem.
  • Saque pelo FGTS Digital: O saque pode ser solicitado online em casos como demissões sem justa causa, compra de imóveis, aposentadorias, etc.
  • Outros serviços: A plataforma oferece serviços adicionais, como atualização de dados cadastrais e consulta de processos.
Governo PROMETEU: FGTS Digital vai proporcionar BENEFÍCIO EXCELENTE
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), estabelecido pela CLT, abrange trabalhadores domésticos e de outras categorias – Imagem: Divulgação

Desburocratização pelo FGTS Digital

O FGTS Digital elimina guias impressas e outros documentos físicos, reduzindo a burocracia para empregadores e empregados. O acesso aos serviços e informações relacionadas ao FGTS também é facilitado.

Benefícios para empregadores

  • Redução de custos: O FGTS Digital reduz os custos com impressão, armazenamento e envio de guias;
  • Agilidade no processo: O sistema agiliza o pagamento do Fundo de Garantia e a consulta de informações;
  • Maior segurança: A plataforma é mais segura, diminuindo o risco de fraudes.

Benefícios para empregados

  • Facilidade de acesso: O sistema simplifica o acesso ao extrato e saldo do FGTS;
  • Agilidade nos saques: O saque do Fundo de Garantia pode ser solicitado online, sem a necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal;
  • Maior segurança: A plataforma é mais segura, reduzindo os riscos de fraudes.

Outras vantagens

  • Transparência: O sistema proporciona maior transparência na gestão do Fundo de Garantia;
  • Modernização: O FGTS Digital moderniza a gestão do Fundo de Garantia, tornando-a mais eficaz e eficiente.

Acessibilidade do FGTS Digital

O FGTS Digital pode ser acessado por diversos dispositivos com conexão à internet, como computadores, smartphones e tablets. O aplicativo Caixa Tem facilita ainda mais o acesso ao sistema.

Em resumo, o FGTS Digital representa uma inovação significativa que traz benefícios substanciais tanto para empresas quanto para trabalhadores. Ao desburocratizar e simplificar a gestão do FGTS, a plataforma oferece transparência e maior segurança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.