Governo Lula adota medidas para amparar famílias vítimas de desastres naturais na região de SP

Beneficiários do Bolsa Família que residem na região do Litoral Norte de São Paulo, recentemente atingida por fortes chuvas, receberão o benefício do programa social na mesma data. Além disso, a Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do Saque Calamidade do FGTS para os trabalhadores de direito.

Beneficiários do Bolsa Família que residem na região do Litoral Norte de São Paulo, recentemente atingida por fortes chuvas, receberão o benefício do programa social na mesma data. Ou seja, a Caixa Econômica Federal fará os depósitos para estas famílias em um só dia, independente do NIS (Número de Identificação Social).

Desse modo, o calendário do próximo mês será antecipado para os contemplados dessa região. De acordo com o governo federal, o pagamento conjunto ocorrerá no dia 20 de março. Outra medida já anunciada pela instituição financeira foi a liberação do Saque Calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Bolsa Família de março será antecipado

A antecipação no pagamento do Bolsa Família no mês de março será destinado as famílias que residem nos locais que foram afetados pelas fortes chuvas e desastres naturais. Em outras palavras, a medida contemplará todos os beneficiários que moram em áreas que tiveram o decretado de estado de calamidade ou emergência pública.

Neste sentido, famílias que residem nos municípios do estado de São Paulo que foram atingidos pelos desastres serão atendias. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o repasse será unificado e acontecerá no dia 20 de março, primeiro dia do pagamento, para todos os beneficiários, independente da data em que originalmente receberiam o benefício.

Calendário de março do Bolsa Família

Para as demais famílias, ou seja, que não estão sofrendo com as fortes chuvas, os repasses ocorrerão nas datas previamente divulgadas pelo Governo Federal. Confira:

  • 20/03 – Final de NIS 1;
  • 21/03 – Final de NIS 2;
  • 22/03 – Final de NIS 3;
  • 23/03 – Final de NIS 4;
  • 24/03 – Final de NIS 5;
  • 27/03 – Final de NIS 6;
  • 28/03 – Final de NIS 7;
  • 29/03 – Final de NIS 8;
  • 30/03 – Final de NIS 9;
  • 31/03 – Final de NIS 0.

Saque calamidade do FGTS

A saber, o benefício é destinado ao trabalhador que possui saldo na conta do FGTS. Além disso, é necessário que o beneficiário não tenha realizado saques por motivos de calamidade nos últimos 12 meses. Ademais, é de extrema importância que os beneficiários se atentem  aos prazos para realizarem o saque. Os beneficiários podem receber até R$ 6,2 mil.

De acordo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o saque calamidade do FGTS está disponível para os trabalhadores que moram nos seguintes municípios:

  • Bertioga;
  • Caraguatatuba;
  • Guarujá;
  • Ilhabela;
  • São Sebastião; e
  • Ubatuba.

“Essas famílias desabrigadas têm direito à levantamento de FGTS, basta que sejam moradores das regiões que foram afetadas”, afirmou a ministra.

“Uma vez decretada calamidade pública, reconhecida pelo governo federal, todos os recursos necessários estão disponíveis para Guarujá [e Bertioga]”, completou Tebet.

Como realizar o saque calamidade do FGTS?

O trabalhador autorizado a realizar o saque calamidade pode solicitar os valores através do aplicativo FGTS (disponível para Android ou iOS). Veja como fazer o pedido a seguir:

  1. Entre no aplicativo do FGTS;
  2. Clique em “Meus saques”;
  3. Selecione “Outras situações de saque”;
  4. Clique em “Calamidade pública”;
  5. Informe o município em que reside;
  6. Encaminhe os documentos solicitados;
  7. Escolha como quer que os valores sejam depositados. Por uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco;
  8. Para finalizar, envie a solicitação é aguarde o prazo de depósito.

Vale ressaltar que o FGTS pode cair em até cinco dias úteis na conta. Contudo, o trabalhador deve sacar os valores em até 60 dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.