Governo faz alerta sobre links falsos para vale-gás na internet

De acordo com informações do Governo de Tocantins, links falsos de vale-gás estão fazendo vítimas pelo Brasil

O Governo do estado do Tocantins fez um alerta para a sua população nesta quarta-feira (28). De acordo com eles, há denúncias de que quadrilhas estão aplicando golpes em usuários da internet. Os criminosos estariam enviando links falsos com promessas de pagamentos de vale-gás para pessoas humildes.

O Governo de Tocantins fez esse alerta no exato momento em que anunciou que vai criar o seu próprio Vale-gás. O programa, aliás, acabou de passar por uma aprovação na Assembleia Legislativa do Estado. Eles não abriram as inscrições ainda, só que tem gente se aproveitando do momento para aplicar golpes.

Diante da notícia da aprovação desse projeto, quadrilhas estão usando esse momento para enviar links para perfis de WhatsApp. Nesse texto, eles afirmam que o Governo abriu as inscrições por tempo indeterminado. Eles também afirmam que essas seriam as últimas vagas para entrar no projeto em questão.

Só que ao entrar no link, o cidadão acaba instalando vários vírus no celular. E isso está roubando os dados de muita gente. É justamente por isso que o Governo de Tocantins está fazendo uma campanha para lembrar que a abertura das inscrições para o seu projeto de vale-gás acontecerão apenas a partir de novembro.

Eles também afirmam que não enviaram nenhum tipo de link para o celular de ninguém. Daqui a alguns dias, eles irão lançar um site novo para que as pessoas enviem as suas inscrições para receber o programa em questão. Então é importante não compartilhar nenhum tipo de texto nesse sentido. O primeiro passo é desconfiar.

Não é só no Tocantins. Não é só com Vale-gás

Se engana quem pensa que casos assim só acontecem em Tocantins. Recentemente, agentes da Polícia Federal (PF) fizeram esse mesmo alerta para os usuários de redes sociais em todo o Brasil.

Criminosos estão aproveitando este momento de vulnerabilidade para tentar atingir o maior número de pessoas possível. Muitos deles estão usando esse vale-gás como uma espécie de isca para tentar fisgar vítimas.

Acontece que o preço do botijão está subindo muito no Brasil. Em um momento de desespero por ajuda, muitas famílias acabam caindo nesses golpes. Na maioria dos casos, elas querem acreditar que as propostas são verdadeiras.

Como evitar

De acordo com a PF, todo mundo pode ser vítima de um golpe na internet a qualquer momento. Só que em alguns casos, é possível tentar evitar cair nessas fraudes e não ter dor de cabeça com grande problemas depois.

A primeira dica é sempre desconfiar. Sempre que um link chegar no celular, o primeiro passo é acreditar que aquilo é uma fraude. Logo depois, o cidadão pode pesquisar em sites oficiais se uma determinada instituição está enviando links ou pagando aqueles programas.

Outra dica importante é desconfiar das grandes promoções e bondades. Sempre que o valor prometido for muito alto, há uma chance de ser um golpe. Além disso, é preciso prestar atenção nas frases de efeito. Criminosos gostam muito de dizer que as inscrições estão acabando ou que são as últimas vagas para entrar no programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.