Governo entrega MP para tentar acelerar privatização da Eletrobras ao Congresso

Nesta terça-feira (23), o governo federal entregou Medida Provisória (MP) ao Congresso Nacional. O objetivo do governo é acelerar a privatização da Eletrobras. O governo entregou texto que tem intuito de manter o poder de veto sobre decisões da estatal via ações preferenciais – golden shares.

Jair Bolsonaro entregou a MP junto ao ministro da Economia Paulo Guedes e outros membros do governo. Eles foram a pé do Palácio do Planalto até o Congresso para fazer a entrega do documento. Na semana passada, ações de Bolsonaro causaram grandes quedas nas ações da Petrobras e Eletrobras. O presidente anunciou interferências no comando das duas.

No caso da Eletrobras, o presidente afirmou que o governo federal iria “meter o dedo na energia elétrica, que é outro problema também”. Mas o presidente não deu detalhes sobre o que isso significaria. “Então, a Câmara e o Senado vão dar a devida urgência à matéria, até por ser uma medida provisória. E a nossa agenda de privatização, essa MP não trata disso hoje em dia, mas nossa agenda de privatização continua a todo vapor. E nós queremos, sim, enxugar o Estado, diminuir o tamanho do mesmo, para que nossa economia possa dar a satisfação, dar a resposta que a sociedade precisa”, afirmou Bolsonaro nesta terça-feira (23).

Receberam o documento Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado. Lira afirmou que o texto deve ser pautado na Câmara semana que vem. “O primeiro passo do que podemos chamar de uma ‘Agenda Brasil’. Privatizações, discussões, capitalizações, investimentos, a pauta que andará no Congresso com as reformas. Nós cumpriremos todo o nosso papel com unidade, acima de tudo, respeito aos outros poderes e harmonia. É o que o Brasil precisa para destravar as pautas neste ano”, disse Lira.

Medidas Provisórias passam a valer assim que são publicadas do Diário Oficial da União. Mesmo assim, elas precisam ser aprovadas pelo Congresso. Só depois disso elas viram leis de fato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.