Governo Digital: desburocratização de processos nos serviços públicos

Muitos serviços foram desburocratizados através da Estratégia de Governo Digital. Confira informações oficiais!

Muitos serviços foram desburocratizados através da Estratégia de Governo Digital, a carteira de trabalho digital, por exemplo, é um dos serviços mais acessados. Confira mais informações oficiais!

Governo Digital: desburocratização de processos nos serviços públicos

A carteira de trabalho digital começou a ser fornecida no mesmo dia da solicitação, o que antes demorava em torno de 17 dias no modelo físico do documento, informa o Governo Federal (Economia e Gestão Pública).

Sucesso na emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

Um caso em que a transformação digital proporcionou ganhos de eficiência para a gestão pública é o caso da emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, ressalta o site oficial. De acordo com o Ministério da Economia, a emissão demandava no país inteiro o trabalho de 950 funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Contudo, com a disponibilização do serviço digital, esse número foi reduzido para 258 e os demais servidores foram remanejados para outras áreas com maior demanda do órgão e maior complexidade nas tarefas.

Registro de Pescador Profissional

Conforme informações do Governo Federal (Economia e Gestão Pública) por meio do portal Gov.br, outro serviço que foi implantado no ano passado, na forma digital, e alcança um grande número de pessoas é a solicitação de Registro de Pescador Profissional, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Estimativa de economia

A estimativa é de beneficiar 1,2 milhão de profissionais e gerar uma economia de R$ 83,6 milhões por ano, sendo 93% deste valor para o cidadão e o restante, para os cofres públicos, destaca o Governo Federal (Economia e Gestão Pública).

Para este ano, a meta do Governo Federal na área digital é chegar a 100% dos serviços do gov.br digitalizados e ampliar o número de usuários da plataforma, de acordo com o Ministério da Economia.

 Governo Digital – Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial 

Conforme informações oficiais do Governo Federal (Economia e Gestão Pública) através do portal Gov.br, em outubro do ano passado, o Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como o sétimo país com a mais alta maturidade em Governo Digital no mundo. 

GovTech Maturity Index 2020

O resultado foi medido no GovTech Maturity Index 2020, um ranking que avalia o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 economias pelo mundo. Nas Américas, o Brasil é o primeiro do ranking, acima de Estados Unidos e Canadá. Entre os 10 primeiros, o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes. 

Significativo avanço da plataforma gov.br

De acordo com o Ministério da Economia, o bom resultado do país é resultado, em grande parte, do avanço da plataforma gov.br, conforme informações divulgadas na própria plataforma oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.