Estratégia de Governo Digital: mais de 1600 serviços públicos foram digitalizados

Estratégia de Governo Digital: mais de 1600 serviços públicos foram digitalizados. Confira dados oficiais sobre a tecnologia na gestão pública!

Conforme informações oficiais do Governo Federal (Economia e Gestão Pública) portal Gov.br, em três anos, mais de 1600 serviços públicos foram digitalizados, o que representa um grande avanço na desburocratização de acessos e de processos.

Estratégia de Governo Digital: mais de 1600 serviços públicos foram digitalizados

A digitalização faz parte da Estratégia de Governo Digital e busca simplificar a vida do cidadão. Conforme informações do Governo em sua plataforma oficial, solicitar a carteira digital de trânsito e o seguro-desemprego estão entre os serviços que foram desburocratizados. Haja vista que antes eram acessíveis apenas presencialmente, porém,  já estão disponíveis por meio digital, evitando que o cidadão se desloque, gaste tempo e dinheiro. 

1.666 serviços públicos foram transformados em digitais

De acordo com o Governo Federal (Economia e Gestão Pública) portal Gov.br, em três anos, 1.666 serviços públicos foram transformados em digitais e podem ser acessados pela internet na plataforma Gov.br. Dos cerca de 4.900 serviços oferecidos pelo Governo, 73% já estão digitalizados, de acordo com o Ministério da Economia. 

Acesso por meio do login único do gov.br

Sendo assim, conforme informações oficiais, já chega a 122 milhões o número de cidadãos que têm cadastrado o login único do gov.br. O login único facilita a vida do usuário, permitindo que ele memorize apenas um login e uma senha e não tenha que preencher diversos cadastros e memorizar nomes de usuário e senhas diferentes para cada site ou aplicativo dos órgãos públicos, explica a fonte oficial do Governo Federal (Economia e Gestão Pública), através do portal Gov.br.

Quais são os serviços mais acessados no gov.br?

De acordo com o Governo Federal (Economia e Gestão Pública), através do portal Gov.br, os serviços mais acessados no gov.br são:

  •  sacar o abono salarial;
  • consultar CPF;
  • obter a carteira de trabalho;
  • obter o certificado nacional de vacinação Covid-19;
  •  solicitar certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS e obter passaporte.

A desburocratização busca oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade

Conforme informações oficiais, levar serviços públicos ao cidadão também na versão digital faz parte da Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022 que busca oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis a qualquer hora e lugar e a um custo menor para todos.

Acompanhe informações oficiais

Acesse a plataforma oficial do Governo para obter informações relevantes sobre as ações públicas, bem como sobre os diversos fatores que impactam na economia de forma abrangente. Além disso, é importante acompanhar o investimento do Governo em tecnologia para facilitar o acesso do cidadão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.