Governo deverá pagar reajuste para todos os servidores, diz imprensa

De acordo com informações que circulam pela imprensa, Governo Federal pagará reajuste para todos os servidores federais

Todos os servidores federais deverão ser contemplados com um reajuste salarial linear. Depois de muita polêmica envolvendo o assunto, essa foi a decisão final do Governo Federal. A notícia do aumento foi divulgada por meio da agência de notícias Reuters e replicada por canais de imprensa brasileiros ainda na noite desta quarta-feira (13).

Segundo apurações da mídia nacional, a decisão final é que o reajuste será o mesmo para todas as categorias trabalhistas do setor federal. A ideia é que todo mundo pegue um aumento de 5% a partir do próximo mês de julho. A decisão teria sido oficialmente tomada em uma reunião na tarde da quarta-feira (13).

Ao que consta até este momento, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não participou da reunião. No momento, estava apenas as equipes do Ministro Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira e também do Ministro da Economia, Paulo Guedes. Embora não tenha estado presente, Bolsonaro teria dado o aval para a decisão.

Caso o reajuste seja confirmado oficialmente, economistas avaliam que o Governo Federal teria que desembolsar pouco mais de R$ 6 bilhões para pagar o reajuste para os servidores públicos federais ainda neste ano de 2022. O patamar é maior do que os R$ 1,7 bilhão que estavam previstos oficialmente inicialmente.

Dessa forma, o Governo ainda precisaria mostrar como conseguir a outra parte do dinheiro para pagar o reajuste para todos os setores. Uma ideia que estaria sendo ventilada é transferir a verba que já está destinada para outras áreas dentro da proposta de orçamento para o ano de 2022. O caminho seria menos complexo.

Polêmica

Ainda no final do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro prometeu pagar o reajuste. A diferença é que naquela ocasião, o chefe de estado disse que faria isso apenas para os profissionais que atuam na área de segurança pública.

Caso a promessa inicial fosse aceita, então apenas os policiais federais, policiais rodoviários federais e os funcionários do sistema carcerário é que poderiam pegar o reajuste salarial neste ano de 2022. Apenas eles estavam no radar do Governo Federal.

Foi justamente por isso que a promessa do presidente acabou se tornando uma grande polêmica. Outras categorias do funcionalismo público federal também começaram a pedir para receber o suposto aumento que seria pago apenas para os policiais.

Reajuste gerou greve

Vale lembrar que neste momento algumas categorias trabalhistas do funcionalismo público federal já estão de braços cruzados. É o caso, por exemplo, dos trabalhadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A greve que se espalha por várias unidades da federação ganhou recentemente o apoio dos peritos médicos. Vários também aderiram ao movimento. Servidores do Banco Central (BC) também decidiram cruzar os braços.

Cada uma dessas categorias possui a sua própria carga de reivindicações, como melhorias nas condições trabalhistas, por exemplo. Entretanto, no geral, todas elas pedem mesmo pelo reajuste. O Governo espera que a possível nova liberação possa acalmar os ânimos dos grevistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.